Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial: Uma reflexão em tempos de pandemia

No Brasil, a hipertensão arterial sistêmica atinge aproximadamente 32% da população adulta, podendo chegar a mais de 50% no futuro. Saiba mais.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo aumento da pressão arterial (PA ≥140 x 90mmHg). No Brasil, essa condição de saúde atinge aproximadamente 32% da população adulta e aumenta para mais de 50%, considerando os indivíduos acima de 60 anos.  Vale ressaltar que a HAS é um fator de risco cardiovascular, sendo agravado por outras condições, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes mellitus, hipercolesterolemia.

exames indicam hipertensão arterial

Hipertensão arterial sistêmica e Covid-19

O último ano tem sido desafiador para os profissionais que atuam na ESF, visto recente pandemia da Covid-19, que reduzem as ações de promoção à saúde desenvolvidas pelas unidades. Além disso, as ações de lockdown e medidas restritivas municipais vêm aumentando a ansiedade e reduzindo as possibilidades de autocuidado da população, que pode ocasionar sedentarismo, piora na alimentação, agravamento na utilização de álcool e drogas. Em paralelo, ressaltam-se que comorbidades como HAS, doenças respiratórias, cardiovasculares, metabólicas e imunológicas, além da idade avançada, também influenciam nos fatores de risco da Covid-19.

Por essas razões, e pela comemoração de 19 anos da instituição do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (Lei nº 10.439/2002), considera-se indispensável a reflexão de sua prevenção em tempos de pandemia.

Leia também: Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial: como diagnosticar HA no consultório?

Ações de promoção e prevenção em tempos de pandemia

As ações de promoção à saúde e de prevenção à hipertensão arterial devem ser continuadas, entretanto não em seu modelo tradicional (anterior à pandemia). Sendo assim, as unidades de saúde devem investir em novas ferramentas de promoção à saúde, que evitem a aglomeração dos indivíduos, como contato telefônico, utilização de plataformas de monitoramento coletivo das condições de vida e saúde da população do território (grupos via WhatsApp), divulgação de vídeos educativos, ações coletivas com distanciamento e poucos usuários (quando possível e autorizado pela Secretaria de Saúde do Município), teleconsulta, teleapoio, salas de espera.

Através dessas ferramentas, os profissionais podem promover saúde e prevenir à hipertensão arterial, orientando de forma clara a importância do controle de peso, da alimentação saudável, a redução do uso de sal e de alimentos gordurosos, a prática da atividade física regular e desestimular o uso do álcool e do tabaco, evitando complicações relacionadas às doenças cardiovasculares e ao agravamento da Covid-19.

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades