Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial: Uma reflexão em tempos de pandemia

Tempo de leitura: 3 min.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo aumento da pressão arterial (PA ≥140 x 90mmHg). No Brasil, essa condição de saúde atinge aproximadamente 32% da população adulta e aumenta para mais de 50%, considerando os indivíduos acima de 60 anos.  Vale ressaltar que a HAS é um fator de risco cardiovascular, sendo agravado por outras condições, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes mellitus, hipercolesterolemia.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Hipertensão arterial sistêmica e Covid-19

O último ano tem sido desafiador para os profissionais que atuam na ESF, visto recente pandemia da Covid-19, que reduzem as ações de promoção à saúde desenvolvidas pelas unidades. Além disso, as ações de lockdown e medidas restritivas municipais vêm aumentando a ansiedade e reduzindo as possibilidades de autocuidado da população, que pode ocasionar sedentarismo, piora na alimentação, agravamento na utilização de álcool e drogas. Em paralelo, ressaltam-se que comorbidades como HAS, doenças respiratórias, cardiovasculares, metabólicas e imunológicas, além da idade avançada, também influenciam nos fatores de risco da Covid-19.

Por essas razões, e pela comemoração de 19 anos da instituição do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (Lei nº 10.439/2002), considera-se indispensável a reflexão de sua prevenção em tempos de pandemia.

Leia também: Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial: como diagnosticar HA no consultório?

Ações de promoção e prevenção em tempos de pandemia

As ações de promoção à saúde e de prevenção à hipertensão arterial devem ser continuadas, entretanto não em seu modelo tradicional (anterior à pandemia). Sendo assim, as unidades de saúde devem investir em novas ferramentas de promoção à saúde, que evitem a aglomeração dos indivíduos, como contato telefônico, utilização de plataformas de monitoramento coletivo das condições de vida e saúde da população do território (grupos via WhatsApp), divulgação de vídeos educativos, ações coletivas com distanciamento e poucos usuários (quando possível e autorizado pela Secretaria de Saúde do Município), teleconsulta, teleapoio, salas de espera.

Através dessas ferramentas, os profissionais podem promover saúde e prevenir à hipertensão arterial, orientando de forma clara a importância do controle de peso, da alimentação saudável, a redução do uso de sal e de alimentos gordurosos, a prática da atividade física regular e desestimular o uso do álcool e do tabaco, evitando complicações relacionadas às doenças cardiovasculares e ao agravamento da Covid-19.

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

Compartilhar
Publicado por
Mariana Marins

Posts recentes

Podemos utilizar corticoides na síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria?

Um estudo britânico concluiu que os corticoides podem ser um tratamento eficaz para crianças com…

12 horas atrás

Novas diretrizes do ACR para o tratamento da artrite reumatoide (AR)

A artrite reumatoide (AR) é uma das artropatias inflamatórias mais prevalentes, acometendo preferencialmente mulheres entre…

13 horas atrás

Tratamento inovador para mutação de câncer de pulmão é aprovado no Brasil

Foi aprovada pela Anvisa o Tabrecta, tratamento para câncer de pulmão metastático de células não…

14 horas atrás

Terapia de anticorpos não demonstra eficácia na prevenção pós-exposição por Covid-19

Nesta semana, a farmacêutica AstraZeneca anunciou que sua terapia de anticorpos para Covid-19 não teve…

16 horas atrás

Noradrenalina perioperatória em acesso periférico

Uma revisão extensa de dados mostrou que a noradrenalina pode ser administrada em acesso venoso…

16 horas atrás

Inteligência artificial no rastreamento de câncer de mama

Diversos países implementaram programas de rastreamento do câncer de mama para diagnosticar a doença o…

17 horas atrás