Leia mais:
Leia mais:
Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo: Traumas por abuso de álcool
Whitebook: Transtorno por Uso de Álcool
Laparoscopia no trauma: devagar ou rápido demais?
PEBMED e HA: telemedicina e o cuidado no uso nocivo de substâncias [podcast]
O estigma relacionado ao transtorno por uso de álcool (TUA)

Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo: Traumas por abuso de álcool

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Por conta do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e Drogas, traremos uma série de artigos sobre o tema. Abordaremos agora os traumas por abuso de álcool.

O uso de álcool e drogas influencia diversos aspectos da sociedade. A presença de substâncias psicoativas interferem diretamente no próprio indivíduo, com consequências clínicas que em determinadas situações demoram anos para surgirem, porém uma vez instaladas possui um difícil manejo e com consequências gravíssimas. 

abuso de álcool

Onde o cirurgião participa no manejo do paciente que abusa de álcool e drogas?

Como em diversas outras patologias o melhor atendimento é multidisciplinar e necessita de uma integração entre os profissionais para um tratamento mais complexo, no entanto neste caso o cirurgião participa nas situações mais dramáticas que normalmente são os traumas relacionados ao abuso.

Álcool e direção

É comum associarmos acidentes automobilísticos com o abuso de álcool principalmente no período noturno, onde após festas, indivíduos inconsequentes dirigem em alta velocidade e elevados níveis de alcoolemia. Com esta associação, é certo ocorrer acidentes fatais. É neste contexto que o excelente trabalho da Operação Lei Seca, no Rio de Janeiro, atua, onde simplesmente pelo fato de aplicar a lei, intimida qualquer condutor a correr o risco de ser preso por estar embriagado.

Interessante e triste notar, que durante a pandemia, por motivos sanitários, a operação lei seca foi suspensa, o que teve como consequência um novo aumento das taxas de acidente de trânsito noturno. Isto mostra que a mentalidade da população ainda necessita de um “estímulo” para manter suas condutas adequadas.

Traumas recorrentes

Saindo destas questões mais públicas, o abuso de álcool e drogas está relacionado a diversos acidentes e agressões domésticas que normalmente são subnotificados. Um familiar adicto transforma o bem estar da residência.

Os traumas domésticos variam desde pequenas lesões corto-contusas por quedas da própria altura que necessitam de sutura, até situações mais graves como TCE. Especialmente o abuso de álcool está relacionado a um aumento dos ferimentos por arma branca, que ocorrem por brigas durante um evento comemorativo ou até mesmo maridos embriagados que criminosamente esfaqueiam suas esposas.  

Também é de atuação do cirurgião geral o tratamento de situações ameaçadoras à vida, como consequência do abuso de substâncias. Classicamente, o consumo excessivo de álcool provoca cirrose, e esta acarreta uma hipertensão portal. Felizmente, com o advento das endoscopias, o número de pacientes com sangramentos vultosos por varizes de esôfago diminuiu drasticamente e portanto esta grave consequência da hipertensão portal tem diminuído a sua incidência. No entanto, faz parte do protocolo de atendimento o cirurgião saber lidar com esta dramática situação e atuar de maneira que consiga controlar esta hemorragia.

Semana de Combate ao Alcoolismo e Álcool: quando pensar em hepatite alcoólica?

Como o próprio professor Evandro definiu no título de seu livro “Trauma: a doença dos séculos” e sem dúvidas o álcool e drogas são agentes catalisadores deste mecanismo. Mas além do trauma, as consequências clínicas em determinadas situações poderiam ser evitadas se houvesse uma maior conscientização para prevenção e necessidade de tratamento precoce do consumo abusivo de álcool e drogas. 

Para levar para casa 

Conscientização é a primeira medida para prevenção do abuso de álcool e drogas, e seus danos irreversíveis.    

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.