Diabetes: Aprovada no Brasil nova insulina ultrarrápida para crianças e adolescentes

Foi aprovada pela ANVISA uma nova insulina ultrarrápida indicada para o tratamento de crianças e adolescentes com diabetes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) uma nova insulina ultrarrápida indicada para o tratamento de crianças e adolescentes com diabetes.

A ampliação para o uso pediátrico da insulina asparte de ação ultrarrápida, nomeada comercialmente como Fiasp®, possibilita o seu uso a partir de um ano de idade.

O fármaco deverá ser lançado no Brasil no primeiro semestre de 2020 pela empresa farmacêutica Novo Nordisk.

“Essa formulação inovadora da insulina asparte (NovoRapid®), faz com que o Fiasp® chegue duas vezes mais rápido ao sangue. Dessa forma, ele é considerado o composto análogo que chega mais perto de emular a ação insulínica do pâncreas das pessoas sem diabetes”, afirma André Bressan, gerente médico da empresa farmacêutica.

Aplicada no momento da refeição, a insulina permite o controle glicêmico adequado precocemente, com menor risco de hipoglicemia por uma eventual demora da refeição ou desproporção do prato e da dose administrada.

“Com as insulinas disponíveis no mercado atualmente, esse processo precisa ser realizado com uma antecedência maior, de 15 a 30 minutos antes de comer. Isso traz dificuldades para a rotina das pessoas com diabetes, que precisam planejar cuidadosamente quando, quanto e o que irão comer para o cálculo prévio da insulina. Com a ação ultrarrápida, a aplicação no momento da refeição ou em até 20 minutos após o início da refeição se torna uma realidade, diminuindo a complexidade da rotina de tratamento”, explica André Bressan.

Pais de crianças com diabetes relatam que o momento de alimentação é uma das áreas mais problemáticas para controle da glicemia. Já para os adolescentes, o hábito de pular as refeições e de petiscar também constitui um desafio para o gerenciamento do diabetes.

O objetivo com a aprovação desse novo medicamento é trazer mais facilidade e flexibilidade para que esses pacientes e seus responsáveis alcancem um melhor controle da diabetes.

A liberação para uso pediátrico tem como base os resultados do estudo Onset 7, que investigou a eficácia e a segurança da Fiasp® em comparação com a insulina asparte convencional (NovoRapid®).

VEJA MAIS ARTIGOS SOBRE DIABETES:

Metodologia do estudo

Após um período de 12 semanas, o estudo multicêntrico de 26 semanas e tratamento para o objetivo randomizou os participantes (1 a <18 anos) para ocultar as refeições mais rapidamente aspart ( n = 260), IAsp na hora das refeições ( n = 258) ) ou aspart de pós-refeição de rótulo aberto mais rápido ( n = 259).

O desfecho primário foi a alteração da linha de base na hemoglobina glicada (HbA 1c) após 26 semanas de tratamento. Todas as informações disponíveis, independentemente da descontinuação do tratamento, foram usadas para avaliar o efeito do tratamento.

Na semana 26, as refeições e aspart mais rápido após a refeição não eram inferiores ao IAsp em relação à mudança da linha de base na HbA 1c ( P <0,001 para não inferioridade [margem de 0,4%]), com uma diferença estatisticamente significativa a favor do aspart mais rápido nas refeições (diferença de tratamento estimada -0,17 % [IC95% -0,30; -0,03], -1,82 mmol / mol [-3,28; -0,36]; P = 0,014).

A mudança da linha de base no incremento de 1 h pós-prandial de glicose favoreceu significativamente o horário das refeições mais aspart versus a IAsp no café da manhã, no jantar principal e em todas as refeições ( P<0,01 para todos).

Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na taxa geral de hipoglicemia grave ou confirmada por glicose no sangue. A dose média diária total de insulina foi de 0,92 unidades / kg para aspart mais rápido nas refeições; 0,92 unidades / kg para aspart mais rápido pós-refeição e 0,88 unidades / kg para IAsp durante as refeições.

Durante o estudo, os pesquisadores constataram que a insulina ultrarrápida reduziu o número de incidentes de hipoglicemia e ainda permitiu que uma parcela maior de pacientes pudesse alcançar a meta de controle glicêmico.

Na opinião da pediatra Roberta Esteves Vieira de Castro, colunista da PEBMED, a Fiasp® é uma insulina ultrarrápida, programada para ser comercializada somente em 2020. Portanto, os médicos ainda não possuem experiência clínica com essa nova insulina para avaliar os seus efeitos.

No entanto, a especialista ressalta que quanto mais rápida a insulina agir, mais fácil será a sua administração, podendo ser na hora ou logo após a refeição. Além do fato do medicamento apresentar o menor risco de hipoglicemia, comparada a insulina regular e as ultrarrápidas disponíveis no mercado.

“Atualmente, a tendência é prescrever mais insulinas rápidas do que lentas, menos insulina basal e mais bolus, que são diferenciados pelo carboidrato ingerido e glicemia no momento da refeição sendo mais próximo ao fisiológico, chegando mais próximo ao que acontece com os não diabéticos, que produzem a sua própria insulina. Uma das vantagens é a possibilidade de ser usada em crianças pequenas. Por fim, pode ser utilizada em bomba de insulina, tratamento mais moderno através de um sistema de inclusão contínua de insulina ultra-rápida. Infelizmente, o uso de insulinas mais rápidas ainda é limitado no Brasil devido ao alto custo”, aponta a pediatra Roberta Castro.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades