Diabetes: canagliflozina é aprovada para reduzir risco cardiovascular

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a canagliflozina para reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos em pacientes com diabetes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou a canagliflozina, um antidiabético oral inibidor da SGLT-2, para reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos, incluindo infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por causa cardiovascular em adultos com diabetes tipo 2 (DM2), que tenham doença cardiovascular estabelecida. A fabricante anunciou a notícia, destacando que este seria o único medicamento oral para diabetes com esta indicação.

O programa CANVAS avaliou o efeito da canaglifozina no risco cardiovascular em uma população ampla de mais de 10 mil adultos com diabetes tipo 2 que apresentavam doença cardiovascular ou apresentavam algum risco para tal. No geral, o tratamento, em comparação com placebo, reduziu em 14% o risco combinado de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte cardiovasclar. Em pacientes com doença CV estabelecida, o tratamento com canaglifozina reduziu o risco dos desfechos em 18% em comparação ao placebo.

Leia mais: Diabetes: acarbose previne desenvolvimento de eventos cardiovasculares

Outro medicamento para diabetes tipo 2, o liraglutide, tem uma indicação aprovada pela FDA para reduzir o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte cardiovascular, mas não é um inibidor do SGLT2 e é tomado por injeção, não por via oral.

Como outros inibidores do SGLT2, a canagliflozina pode aumentar o risco de amputações dos membros inferiores. A FDA adicionou um aviso na bula da canagliflozina no ano passado.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades