Diabetes: dapaglifozina previne riscos cardiovasculares?

No congresso da AHA 2018, foi publicado um estudo para avaliar os efeitos cardiovasculares da dapaglifozina no tratamento de diabetes. Conheça os resultados.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No congresso da AHA 2018, foi publicado um estudo (DECLARE-TIMI 58) para avaliar os efeitos cardiovasculares da dapaglifozina, um dos inibidores da SGLT2, no tratamento de diabetes. O estudo foi multicêntrico e selecionou pacientes com diabetes tipo 2, idade > 40 anos, glicada 6,5-12%, TFGe > 60 ml/min, e presença de doença cardiovascular e/ou múltiplos fatores de risco. A dose utilizada de dapaglifozina foi 10 mg/dia.

Os resultados mostraram redução no risco de desenvolver insuficiência cardíaca e piora da função renal. Contudo, ao contrário do estudo EMPA-REG, não houve redução na mortalidade cardiovascular.

Leia mais:

Amputações, fraturas e câncer não foram observados com a droga, mas houve os já conhecidos riscos de infecções genitais/urinárias e cetoacidose. A incidência de cetoacidose foi baixa, menos de 1%.

O que este estudo agrega na prática?

Em linha com uma metanálise recente publicada no Lancet, os inibidores da SGLT2 confirmam seu benefício cardiovascular. O que intriga os pesquisadores é o mecanismo. A redução glicêmica é pequena, cerca 0,5-0,6% na glicada, e é pouco provável que isso isoladamente traga tanto benefício. Para a maioria, é o efeito natriurético/diurético a grande “sacada”. Foi nos pacientes com pior função renal de base que os iGLT2 mostraram maior efeito protetor de piora da TFGe e do risco de IC.

Mas para reduzir IC seria necessária uma droga tão cara? E se eles fossem comparados a outros diuréticos? Para isso não temos evidência ainda. É bom lembrar que em trials de hipertensão, a clortalidona também reduziu risco de IC, até mais que outras classes. Por enquanto, há uma tendência, no paciente cardiopata, a utilizar os inibidores da SGLT2 como “segunda droga”, após a metformina.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • ZELNIKER, Thomas et all. SGLT2 inhibitors for primary and secondary prevention of cardiovascular and renal outcomes in type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis of cardiovascular outcome trials. The Lancet, 10 de novembro. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)32590-X
  • WIVIOTT, Stephen et all. Dapagliflozin and Cardiovascular Outcomes in Type 2 Diabetes. The New England Journal od Medcine. DOI: 10.1056/NEJMoa1812389

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades