Diabetes gestacional e o risco de doenças cardiovasculares nos filhos

A exposição intrauterina ao diabetes materno foi associada a maior morbidade e risco relacionado a doenças cardiovasculares (DCV) nos filhos.

A exposição intrauterina ao diabetes materno foi associada a maior morbidade e risco relacionado a doenças cardiovasculares (DCV) nos filhos nas idades entre 10 e 35 anos, segundo um estudo publicado no jornal canadense CMAJ.

Em todo o mundo, as DCV representam a causa não transmissível de óbito mais frequente. Embora afetem amplamente pessoas mais velhas, a carga em nível populacional é evidente já aos 35 anos de idade. A maioria dos adolescentes em países desenvolvidos vive com um ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e as taxas continuam a aumentar em indivíduos com menos de 40 anos. Sabe-se que fatores relacionados ao estilo de vida na infância contribuem para que elas surjam precocemente.

No entanto, evidências crescentes sugerem que a história natural desses problemas começa já na vida intrauterina, mas não está claro se a exposição intrauterina ao diabetes materno está associada a fatores de risco para DCV e desfechos relacionados na idade adulta. Partindo desse conceito, o objetivo do estudo Intrauterine exposure to diabetes and risk of cardiovascular disease in adolescence and early adulthood: a population-based birth cohort study foi avaliar essa associação potencial em uma coorte de nascimentos de base populacional acompanhada até a idade de 35 anos.

Leia também: Diabetes gestacional: o diagnóstico deve ser revisto?

Diabetes durante a gestação pode estar ligado a casos de doenças cardiovasculares nos filhos

Método

Os pesquisadores realizaram um estudo de coorte de filhos nascidos entre 1979 e 2005 (n = 293.546) e acompanhados até março de 2015 em Manitoba, Canadá. Foram utilizados dados administrativos do Manitoba Population Research Data Repository. As exposições primárias foram a exposição intrauterina ao diabetes gestacional e a diabetes mellitus tipo 2. O desfecho primário foi uma medida composta de eventos de DCV incidentes, e o desfecho secundário foi um composto de fatores de risco para DCV em filhos acompanhados até os 35 anos de idade.

Durante o período do estudo, 359.919 nascimentos de 2.704 mães foram identificados. Após a exclusão daqueles que não atenderam aos critérios de inclusão, 293.546 filhos de 189.939 mães foram incluídos na coorte de nascimentos e acompanhados por pessoa/ano. A grande maioria (282.119 – 96,1%) desses filhos não foi exposta no útero ao diabetes materno, 8.210 (2,8%) foram expostos ao diabetes gestacional e 3.217 (1,1%) ao diabetes mellitus tipo 2 pré-existente. A idade média da prole no último acompanhamento foi de 20,5 anos (desvio padrão [DP] 6,4, intervalo de 10–35 anos).

Achados

Durante o período do estudo, a exposição intrauterina ao diabetes gestacional e ao diabetes tipo 2 tornou-se mais comum (p < 0,001). Filhos expostos no útero ao diabetes eram mais propensos a nascerem de mães mais velhas, grandes para a idade gestacional (GIG), prematuros e a residir em uma área rural ou em um domicílio com maior privação socioeconômica. Durante o período de acompanhamento, 15.438 indivíduos (5,3%) experimentaram um evento ou fator de risco relacionado à DCV.

O desfecho primário, a primeira DCV incidente, foi observado em 2.765 (0,9%) da coorte. Já o desfecho secundário, o primeiro fator de risco para DCV incidente, foi observado em 12.673 (4,3%) da coorte. Os três diagnósticos mais frequentes entre os filhos foram hipertensão (n = 8.713), diabetes tipo 2 (n = 3.568) e doença cardíaca isquêmica (n = 715).

Após serem feitos ajustes para a idade materna, fatores socioeconômicos, prematuridade e outros fatores, a exposição ao diabetes gestacional materno ou diabetes tipo 2, respectivamente, foi associada a um aumento de 1,27 e 1,48 vezes no risco de morbidade por DCV e um risco 1,85 e 3,38 vezes de fatores de risco para doenças cardiovasculares antes 35 anos de idade, em comparação com indivíduos não expostos intraútero ao diabetes. Além disso, a primeira DCV relacionada ocorreu 2 a 4 anos antes entre os filhos expostos no útero a diabetes gestacional ou diabetes tipo 2. A maior morbidade entre a prole exposta ao diabetes parece ser causada por diabetes tipo 2 de início precoce e hipertensão.

Saiba mais: Hipertensão gestacional associada com aumento do risco de diabetes em prole adulta?

Conclusão

Portanto, neste estudo, os pesquisadores observaram que os filhos expostos intraútero a diabetes gestacional ou diabetes tipo 2 tiveram um risco duas a três vezes maior e de início precoce de morbidade relacionada a doenças cardiovasculares nos primeiros 35 anos de vida. Este risco foi impulsionado, principalmente, por taxas mais altas de hipertensão, diabetes tipo 2 e doença cardíaca isquêmica entre aqueles expostos ao diabetes.

Os pesquisadores destacam que estudos futuros devem se esforçar para replicar esses achados em outras configurações e estender o acompanhamento de coortes semelhantes em idades mais avançadas para avaliar se a contribuição relativa da exposição intraútero ao diabetes para a morbidade relacionada à DCV permanece estável ao longo do tempo. A relevância dessa pesquisa é reforçar o rastreamento de bebês com exposição ao diabetes para fatores de risco de DCV, o que pode auxiliar na avaliação de uma carga futura relacionada às DCV na população.

Referências bibliográficas:

  • Guillemette L, et al. Intrauterine exposure to diabetes and risk of cardiovascular disease in adolescence and early adulthood: a population-based birth cohort study. CMAJ. 2020; doi:10.1503/cmaj.190797

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.