Diabetes: insulina de ação prolongada é nova opção no SUS

O SUS deu um passo importante no tratamento de diabetes ao incorporar à sua lista de medicamentos a insulina de ação prolongada. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nota de atualização (05/04/19):

Em 5 de abril 2019, foi noticiado no site do Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão dos efeitos da decisão que havia determinado a utilização e a distribuição de análogos de insulina aos pacientes do SUS. O presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, foi o responsável pela decisão. No pedido de suspensão formulado ao STF, a União sustentou que a incorporação representa grave comprometimento à economia, à saúde e à ordem públicas e teria significativo impacto na política pública para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1, pois seria contrária ao protocolo do Ministério da Saúde para a doença. A Sociedade Brasileira de Diabetes, que havia comemorado a conquista, ainda não se posicionou a respeito.


No fim do mês passado,  o Sistema Único de Saúde (SUS) deu um passo importante no tratamento de diabetes, incorporou à sua lista de medicamentos a insulina de ação prolongada. A Portaria nº 19 de 27 de março do Ministério da Saúde, oficializou esta decisão. E a conquista foi comemorada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD

Confira a portaria na íntegra:

“PORTARIA SCTIE N. 19, DE 27 DE MARÇO DE 2019

Torna pública a decisão de incorporar insulina análoga de ação prolongada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS

O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, resolve:

  • Art. 1º Fica incorporada insulina análoga de ação prolongada para o tratamento de diabetes mellitus tipo I, condicionada ao custo de tratamento igual ou inferior ao da insulina NPH na apresentação de tubete com sistema aplicador e mediante protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
  • Art. 2º Conforme determina o art. 25 do Decreto 7.646/2011, o prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de cento e oitenta dias.
  • Art. 3º O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico: http://conitec.gov.br/.
  • Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.”

Como pode ser observado, há uma condição para a efetivação, o custo deve ser igual ou inferior ao da insulina NPH. Portanto, ainda há a pendência de discutir preço com os fabricantes. Com relação a isso, a presidente da SBD Hermelinda Cordeiro  declarou em entrevista que a entidade “ajudará a concretização dessa aquisição, do ponto de vista técnico-científico”. Cordeiro completa: “Nós esperamos que as empresas realmente consigam atender às exigências do MS, chegando ao preço semelhante ao da NPH”.

Leia maisVeja orientações da diretriz para tratamento de diabetes em idosos

A Sociedade também se prontifica a contribuir para a formalização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), sua implementação e, principalmente, facilitar o acesso desburocratizado dessas insulinas no Brasil. Este passo é uma grande vitória, mas ela só poderá ser celebrada, de fato, quando chegarmos à finalização desse processo após discussões econômicas do preço final por parte das empresas e setores competentes do Ministério da Saúde”.

Além disso, a presidente destacou, que o próximo passo da SDB será lutar pela incorporação do Sistema de Infusão Contínua de Insulina ao SUS.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags