Diabetes: insulina inalatória é aprovada no Brasil

Uma novidade pode revolucionar o tratamento da diabetes: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de Insulina inalável no Brasil. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Uma das grandes queixas dos pacientes diabéticos que necessitam de insulinização é o fato de ter que furar o dedo várias vezes ao dia. Esta semana, uma novidade pode revolucionar o tratamento da diabetes: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de Insulina inalável no Brasil.

Afrezza é a primeira insulina inalatória de ação rápida a ser registrada no Brasil e teve seu registro concedido em dezembro de 2010. A nova insulina é comercializada em pó, em cartuchos com dispositivo que lembra os utilizados para o tratamento de asma. O paciente encaixa o cartucho no inalador e aspira a substância.

Leia maisInovações tecnológicas que prometem salvar vidas: insulina em cápsula

Além de ter a vantagem clara de evitar o uso de agulhas, o medicamento também contribui com a mobilidade do paciente, pois não necessita de refrigeração. Porém há limitações, como o fato de não ser autorizado para menores de 18 anos, ter pouca variedade de dosagens (4, 8 e 12 unidades) e ser contraindicado para pacientes com patologias pulmonares. Outro ponto importante é que infelizmente algumas picadas ainda serão necessárias, pois a formulação inalatória contempla apenas as insulinas de ação rápida e ultrarrápidas, sendo necessária a associação com uma insulina basal subcutânea.

A Afrezza ainda deve demorar alguns meses para estar disponível no mercado. O preço no Brasil também não foi revelado. Nos Estados Unidos, a menor dose (com 4 unidades) custa U$ 3,80, o equivalente a R$ 14,80. Considerando um esquema com 3 doses por dia, o tratamento mensal seria em torno de 1. 330 reais.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.