Diabetes mellitus gestacional: diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-gestação

A Diabetes mellitus gestacional (DMG) é a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação. É o problema metabólico mais comum durante esse período e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações. Em alguns casos ele representa o aparecimento do diabetes do tipo 2 na gestação.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A diabetes mellitus gestacional (DMG) é a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação. É o problema metabólico mais comum durante esse período e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações. Em alguns casos ele representa o aparecimento do diabetes do tipo 2 na gestação.

Rastreio e diagnóstico

No primeiro trimestre: coletar glicemia de jejum

– Se < 92 mg/dl = Exame normal a recomendação é realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas.

– Entre 92 mg/dl e 126 mg/dl = DMG.

– Se >126 mg/dl = diabetes prévio diagnosticado na gestação.

Todos esses exames devem ser repetidos e confirmados caso glicemia seja > ou igual a 92 mg/dl.

No segundo trimestre: Realizar teste de tolerância oral a glicose (TOTG) com 75g de glicose:

Esse exame deve ser realizado entre 24 e 28 semanas de idade gestacional, não precisa ser repetido. Se um valor estiver na faixa descrita abaixo, temos o diagnóstico de DMG:

– Jejum > ou igual a 92 mg/dl.

– 1 hora após > ou igual a 180 mg/dl.

– 2 horas após > ou igual a 153 mg/dl.

Tratamento

Orientação alimentar com ganho de peso adequado e controle metabólico. Garantir um ganho de peso semanal entre 300-400g a partir do segundo trimestre. Alguns adoçantes têm seu uso liberado na gestação desde que usados com moderação, são eles: aspartame, sacarina e sucralose.

Exercícios físicos devem ser estimulados, porém, devem-se seguir as orientações obstétricas respeitando contraindicações individuais.

Você sabe identificar e diagnosticar a diabetes gestacional?

Monitorização glicêmica deve ser realizada antes das refeições (café da manhã, almoço, jantar e ceia) e 1 hora após as mesmas, principalmente do café da manhã (não é necessário realizar o teste 1 hora após a ceia). Os valores pré-prandiais não devem ultrapassar 95 mg/dl e os valores pós-prandiais (1h) devem ser menores que 140 mg/dl.

Caso os valores acima não sejam atingidos, ou ocorra crescimento fetal excessivo (principalmente aumento da circunferência abdominal) é indicado o tratamento com insulina. Outros parâmetros de bem-estar fetal também podem ser levados em conta como, por exemplo, avaliação do líquido amniótico (em excesso nos casos de diabetes sem controle adequado)

A insulinoterapia é o tratamento farmacológico de escolha pela FDA e Anvisa, seguem os perfis de segurança:

– Grau de segurança B: Insulina NPH, detemir, Regular, Asparte e Lispro.

– Grau de segurança C: Insulina Glargina e Glulisina.

Atualmente não está liberado o uso de outras medicações na gestação como a metformina, por exemplo.

Normalmente a dose é 0,5 UI/Kg/dia divididas em 50% basal e 50% bolus prandial, de acordo com a monitorização glicêmica. De preferência utilizar os análogos (Detemir + lispro ou asparte) para minimizar a ocorrência de hipoglicemias.

O parto deverá seguir as indicações obstétricas, e durante a amamentação deve-se estimular dieta adequada visando boa produção de leite. As mulheres que amamentam mais de 3 meses normalmente têm risco diminuído de desenvolver diabetes no futuro.

Após 6 semanas do parto, devemos repetir glicemia de jejum e TOTG para reclassificar as pacientes com DMG, se algum valor estiver alterado, a mesma receberá o diagnóstico de diabetes diagnosticado na gestação. Caso contrário permanece o diagnostico prévio: Diabetes mellitus gestacional.

 

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.