A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes mellitus tipo 2, para melhorar o controle da glicemia.
A dapagliflozina é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fármaco também pode ser usado com outros medicamentos hipoglicemiantes (incluindo insulina) quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não proporcionam um controle glicêmico adequado.
O medicamento funciona como bloqueio da proteína responsável pela reabsorção da glicose pelos rins. Dessa forma, a glicose em excesso não retorna para a circulação e é removida do corpo pela urina, gerando redução dos níveis de açúcar no sangue.
Contra-indicações
Em comunicado oficial, a Anvisa alerta que a dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de diabetes tipo 1 e, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.
Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!
Veja mais sobre diabetes:
- Diabetes tipo 1: nova diretriz para prescrição de exercícios
- Dieta baseada em jejum pode ser o novo tratamento para diabetes
- Tratamento oral do diabetes tipo 2: veja o que a nova diretriz recomenda
- O que você precisa saber sobre as diretrizes de 2017 da ADA para tratamento do diabetes
- Manejo da hiperglicemia na emergência em pacientes com diabetes tipo 2
Referências:
- https://www.brasil.gov.br/saude/2017/03/anvisa-aprova-novo-generico-para-tratamento-de-diabetes