Diabetes tipo 2: Anvisa aprova genérico do Forxiga

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes mellitus tipo 2, para melhorar o controle da glicemia.

A dapagliflozina é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fármaco também pode ser usado com outros medicamentos hipoglicemiantes (incluindo insulina) quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não proporcionam um controle glicêmico adequado.

O medicamento funciona como bloqueio da proteína responsável pela reabsorção da glicose pelos rins. Dessa forma, a glicose em excesso não retorna para a circulação e é removida do corpo pela urina, gerando redução dos níveis de açúcar no sangue.

LEIA TAMBÉM: Cirurgia ou dieta – o que impacta mais no controle do diabetes?

medicamento forxiga

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Contraindicações do Forxiga

Em comunicado oficial, a Anvisa alerta que a dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de diabetes tipo 1 e, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Mais sobre diabetes:

O diabetes é uma doença metabólica crônica causada pela falta de insulina no organismo ou pela incapacidade de produção deste hormônio pelo pâncreas, o que acarreta a hiperglicemia, ou seja, a elevação nos níveis de glicose no sangue. Segundo a OMS, 16 milhões de pessoas sofrem com esta condição no Brasil.

O tipo 2 é mais comum e acomete 90% dos pacientes diagnosticados com a doença. É caracterizado pela deficiência parcial ou total na produção de insulina com graus variados de resistência periférica ao hormônio. Esta incapacidade é provocada por fatores como obesidade, sedentarismo e hereditariedade

Um dos grandes desafios no tratamento do diabetes é alcançar o equilíbrio dos níveis glicêmicos sem levar a episódios de hipoglicemia. Confira nossos artigos mais recentes sobre o tema:

 

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

3 comentários

  1. Alexandre souza Carvalho

    O genérico do forxiga foi aprovado. ele já pode ser encontrado para venda??

    • Clara Barreto

      Olá, meu nome é Clara, sou jornalista do Portal da PEBMED.

      O medicamento encontra-se disponível, com registro ativo pela Anvisa 🙂

      Continue acompanhando nossas publicações, abraços!

  2. Joaquim dias

    Gostaria de saber sobre este genérico do forxiga, queria saber para redução de custos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar