Página Principal > Endocrinologia > Diabetes tipo 2: Anvisa aprova genérico do Forxiga
pilulas espalhadas na mesa

Diabetes tipo 2: Anvisa aprova genérico do Forxiga

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes mellitus tipo 2, para melhorar o controle da glicemia.

A dapagliflozina é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fármaco também pode ser usado com outros medicamentos hipoglicemiantes (incluindo insulina) quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não proporcionam um controle glicêmico adequado.

O medicamento funciona como bloqueio da proteína responsável pela reabsorção da glicose pelos rins. Dessa forma, a glicose em excesso não retorna para a circulação e é removida do corpo pela urina, gerando redução dos níveis de açúcar no sangue.

Contra-indicações

Em comunicado oficial, a Anvisa alerta que a dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de diabetes tipo 1 e, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • https://www.brasil.gov.br/saude/2017/03/anvisa-aprova-novo-generico-para-tratamento-de-diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.