Diabetes tipo 2: Anvisa aprova genérico do Forxiga

A Anvisa aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes tipo 2.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes mellitus tipo 2, para melhorar o controle da glicemia.

A dapagliflozina é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fármaco também pode ser usado com outros medicamentos hipoglicemiantes (incluindo insulina) quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não proporcionam um controle glicêmico adequado.

O medicamento funciona como bloqueio da proteína responsável pela reabsorção da glicose pelos rins. Dessa forma, a glicose em excesso não retorna para a circulação e é removida do corpo pela urina, gerando redução dos níveis de açúcar no sangue.

LEIA TAMBÉM: Cirurgia ou dieta – o que impacta mais no controle do diabetes?

medicamento forxiga

Contraindicações do Forxiga

Em comunicado oficial, a Anvisa alerta que a dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de diabetes tipo 1 e, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Mais sobre diabetes:

O diabetes é uma doença metabólica crônica causada pela falta de insulina no organismo ou pela incapacidade de produção deste hormônio pelo pâncreas, o que acarreta a hiperglicemia, ou seja, a elevação nos níveis de glicose no sangue. Segundo a OMS, 16 milhões de pessoas sofrem com esta condição no Brasil.

O tipo 2 é mais comum e acomete 90% dos pacientes diagnosticados com a doença. É caracterizado pela deficiência parcial ou total na produção de insulina com graus variados de resistência periférica ao hormônio. Esta incapacidade é provocada por fatores como obesidade, sedentarismo e hereditariedade

Um dos grandes desafios no tratamento do diabetes é alcançar o equilíbrio dos níveis glicêmicos sem levar a episódios de hipoglicemia. Confira nossos artigos mais recentes sobre o tema:

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades