Diagnóstico de pneumonia comunitária bacteriana através de bacterioscopia pelo Gram

Pneumonia comunitária bacteriana é uma das maiores causas infecciosas de morte, o diagnóstico e antibioticoterapia adequados são essenciais.

Pneumonia comunitária bacteriana é uma condição frequente na prática médica e é uma das principais causas de morte por doença infecciosa mundialmente. O diagnóstico e início precoce de antibioticoterapia adequada, em conjunto com medidas de suporte, é essencial para o manejo da pneumonia comunitária bacteriana e para se alcançar desfechos favoráveis.

Nesse contexto, o diagnóstico microbiológico é uma ferramenta que pode ser de grande ajuda para guiar a terapia. Entretanto, para pneumonias comunitárias, o agente etiológico é identificado somente em 50% dos casos, com hemoculturas apresentando baixa sensibilidade em indivíduos imunocompetentes.

A bacterioscopia pelo Gram em amostras de escarro é um método simples, rápido e barato que pode ser utilizado rotineiramente na prática de cuidados desses pacientes. Uma revisão sistemática com meta-análise publicada na Clinical Infectious Diseases avaliou a acurácia diagnóstica desse método em pacientes com pneumonia comunitária.

Leia também: Pneumonia comunitária em crianças: existem marcadores de gravidade importantes?

Médico faz exames para diagnóstico de pneumonia comunitária bacteriana

Materiais e métodos

A revisão sistemática foi desenhada de forma a incluir artigos prospectivos ou retrospectivos que utilizassem exames de bacterioscopia de escarro em pelo menos 10 pacientes adultos.

O desfecho primário era acurácia diagnóstica para etiologias bacterianas específicas (Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae). Desfechos secundários incluíram a porcentagem de pacientes com qualquer microrganismo corretamente identificado pelo método, efeito da bacterioscopia no diagnóstico e no manejo terapêutico e outros desfechos clínicos de interesse.

Saiba mais: Ceftriaxona para pneumonia comunitária hospitalar: que dose utilizar?

Resultados

A revisão incluiu 24 artigos independentes, o que correspondeu a dados referentes a 4.533 pacientes. A maioria dos estudos (63%) tinha natureza prospectiva. Em todos os artigos, pneumonia comunitária foi definida como a combinação de sintomas agudos de infecção do trato respiratório inferior e a presença de infiltrado pulmonar novo em exame radiológico. Da mesma forma, os critérios de interpretação da bacterioscopia também foram semelhantes entre os diferentes trabalhos. Além disso, a maioria utilizou cultura de escarro como método comparador de referência. Essa homogeneidade em critérios, definições e métodos favorece a análise combinada dos resultados dos diferentes estudos, fortalecendo os resultados.

A forma como se deu a coleta e o processamento das amostras de escarro foi mal relatada nos estudos, mas, no geral, 15 dos 24 artigos (63%) reportaram as proporções de amostras de boa qualidade (normalmente definidas como presença de ≥ 25 leucócitos e < 10 células epiteliais por campo), com média de 61% (36% – 100%) de amostras de escarro espontâneo classificadas como tal.

Para o diagnóstico de infecção por S. pneumoniae, a sensibilidade estimada foi de 69% (IC 95% = 56% – 80%), enquanto a especificidade foi de 91% (IC 95% = 83% – 96%). A prevalência média de pneumonia pneumocócica foi de 37%. Em relação a H. influenzae, a prevalência média desse agente foi de 17% e as sensibilidade e especificidade estimadas foram de 76% e 97%, respectivamente.

Na análise sobre a proporção de microrganismos corretamente identificados, em média, a bacterioscopia pelo Gram foi capaz de identificar adequadamente o agente etiológico em 27% de todos os pacientes com pneumonia comunitária (contabilizados de forma independente do fornecimento de amostras de escarro) e em 36% dos com escarro espontâneo coletado (contabilizados de forma independente da qualidade da amostra). Dois estudos sugeriram que amostras de boa qualidade poderiam ter um rendimento de 73%. Nenhum estudo forneceu informações sobre mudanças no manejo de pacientes com pneumonia comunitária baseadas nos achados da bacterioscopia.

Mensagens práticas

  • Os resultados mostram que a bacterioscopia pelo Gram pode ser uma importante ferramenta de diagnóstico em casos de pneumonia comunitária bacteriana, em especial as causadas por pneumoniae, o principal agente desse tipo de infecção.
  • O exame possui alta especificidade, mas a sensibilidade não permite exclusão de etiologia bacteriana em casos de bacterioscopia negativa.
  • Amostras de escarro de boa qualidade (≥ 25 leucócitos e < 10 células epiteliais por campo) parecem apresentar maior acurácia diagnóstica.

Referências bibliográficas:

  • Ogawa, H, Kitsios, GD, Iwata, M, Terasawa, T. Sputum Gram Stain for Bacterial Pathogen Diagnosis in Community-acquired Pneumonia: A Systematic Review and Bayesian Meta-analysis of Diagnostic Accuracy and Yield Clinical Infectious Diseases. 2020;71(3):499–513 DOI: 10.1093/cid/ciz876

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.