Página Principal > Gastroenterologia > Dieta com baixo teor de FODMAP melhora os sintomas da síndrome do intestino irritável?
homem com dor na barriga

Dieta com baixo teor de FODMAP melhora os sintomas da síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença gastrointestinal comum caracterizada pela presença de dor abdominal e hábitos intestinais alterados. Muitos pacientes com SII alternam diarreia com constipação. Geralmente tem início na fase de adolescência ou de adulto jovem, raramente aparecendo pela primeira vez após os 50 anos de idade.

Os FODMAPs (sigla para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) encontram-se numa grande variedade de alimentos que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado. Atualmente, existe um interesse crescente no papel dos FODMAPs na SII.

Uma dieta com baixo teor de FODMAPs pode melhorar os sintomas gerais e individuais na maioria dos pacientes com SII quando comparado com as recomendações dietéticas para SII com base em orientação modificada do National Institute for Health and Care Excellence (mNICE). Com base nesta hipótese, um ensaio clínico randomizado foi conduzido para avaliar os resultados da dieta com baixo teor de FODMAPs versus as recomendações do NICE em pacientes com SII e diarreia.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Foram randomizados 92 indivíduos, sendo 65 mulheres. A mediana de idade foi de 42,6 anos. Oitenta e quatro pacientes completaram o estudo, sendo 45 do grupo baixo teor de FODMAP e 39 submetidos a recomendação do mNICE. Cerca de 50% dos pacientes do grupo baixo teor de FODMAP versus 41% do grupo mNICE relataram alívio dos seus sintomas (p=0,31).

A dieta com baixo teor de FODMAP resultou em maior proporção de respondedores de dor abdominal comparado com o grupo mNICE (51% vs. 23%, p=0,008). Em comparação com as avaliações iniciais, a dieta com baixo teor de FODMAP ocasionou maiores reduções nas pontuações médias diárias de dor abdominal, inchaço, consistência, frequência e urgência quando comparado com as pontuações do grupo mNICE.

A dieta com baixo teor de FODMAP resultou em melhora significativa dos sintomas da SII, particularmente dor e inchaço em comparação com a dieta recomendada pelo mNICE.

Autor:

Referências:

  • Eswaran SL, Chey WD, Han-Markey T, Jackson K, Ball S. A United States, Randomized, Controlled Trial Comparing the Low FODMAP Diet vs. Modified NICE Guidelines in Adults With IBS-D: Primary and Key Secondary Endpoints. Gastroenterology [Internet]. Nature Publishing Group; 2016;150(4):S160. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0016508516306291

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.