Dieta vegetariana é eficaz no controle do diabetes?

Pesquisadores realizaram uma revisão para identificar o efeito da dieta vegetariana no controle glicêmico e outros fatores de risco do diabetes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em um novo artigo do periódico Clinical Nutrition, publicado em julho, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados para resumir as evidências para o efeito da dieta vegetariana no controle glicêmico e outros fatores de risco cardiometabólicos em indivíduos com diabetes.

As bases utilizadas no artigo em questão foram MEDLINE, EMBASE e Cochrane. O desfecho primário foi hemoglobina glicada; os secundários incluíram outros marcadores de controle glicêmico, lipídios, peso corporal/adiposidade e pressão arterial.

LEIA MAIS: Dieta baseada em jejum pode ser o novo tratamento para diabetes

diabetes

DIABETES E A DIETA VEGETARIANA

No total, nove ensaios com 664 participantes preencheram os critérios de elegibilidade (ensaios clínicos randomizados controlados ≥ 3 semanas). Padrões dietéticos vegetarianos reduziram significativamente a hemoglobina glicada (diferença média = -0,29% [IC 95%: -0,45 a -0,12%]), a glicemia em jejum (-0,56 mmol/L [-0,99 a -0,13 mmol/L] ), o colesterol LDL (-0,12 mmol/L [-0,20 a -0,04 mmol/L]), o colesterol não-HDL (-0,13 mmol/L [-0,26 a −0,01 mmol/L]), o peso corporal (−2,15 kg [−2,95 a −1,34 kg]), o IMC (−0,74 kg/m² [−1,09 a −0,39 kg/m²]) e a circunferência da cintura (−2,86 cm [−3,76 a −1,96 cm]).

Não houve efeito significativo sobre a insulina em jejum, o colesterol HDL, os triglicerídeos ou a pressão arterial. A certeza geral da evidência foi moderada, mas foi baixa para insulina em jejum, triglicerídeos e circunferência da cintura.

Em resumo, padrões alimentares vegetarianos melhoraram:

  1. Controle glicêmico
  2. LDL-C
  3. não-HDL-C
  4. Peso corporal / adiposidade

Para os pesquisadores, esses achados apoiam a inclusão de uma dieta vegetariana no controle do diabetes.

LEIA MAIS: A polêmica dieta low carb em pacientes diabetes tipo 1

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Viguiliouk, Effie et al. Effect of vegetarian dietary patterns on cardiometabolic risk factors in diabetes: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clnu.2018.05.032

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades