Dieta vegetariana pode causar depressão

Pesquisadores realizaram um estudo para determinar se hábitos alimentares vegetarianos estão associados a sintomas depressivos em homens.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pouco se sabe sobre os benefícios ou riscos das dietas vegetarianas para a saúde mental. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo para determinar se hábitos alimentares vegetarianos estão associados a sintomas depressivos em homens. Os resultados foram publicados recentemente no Journal Of Affective Disorders.

Foram utilizados dados de autorrelatos de 9.668 adultos do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), que incluiu informações sobre frequência dietética vegetariana ou vegana e escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS).

Resultados

Homens vegetarianos [n = 350 (3,6% da amostra)] apresentaram, em média, maiores valores de depressão do que os não-vegetarianos (diferença média de 0,96 pontos [IC de 95%: 0,53 a 1,40]) e maior risco de escores EPDS acima de 10 (OR = 1,67 [IC de 95%: 1,14 a 2,44]) do que os não-vegetarianos após ajuste para potenciais fatores de confusão.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que homens vegetarianos têm sintomas mais depressivos após ajuste por fatores sócio-demográficos. As deficiências nutricionais (por exemplo, em vitamina B12 ou ferro) são uma possível explicação para esses resultados, porém a causalidade reversa não pode ser descartada.

Fique ligado! ‘Nem toda dieta vegetariana é boa para o coração’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades