Diferenças em hipertensão arterial entre 3 diretrizes: SBC, AHA e ESC

Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, HA atinge 36 milhões de indivíduos adultos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (HA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no Brasil, HA atinge 32,5% (36 milhões) dos indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV). Junto com DM, suas complicações (cardíacas, renais e AVE) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em US$ 4,18 bilhões entre 2006 e 2015.

Segundo dados Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a HA é geralmente desconhecida pela metade dos pacientes. Entre aqueles que conhecem seu problema, somente a metade deles recebe algum tipo de assistência médica para seu controle, deixando quase 75% de todos os casos sem nenhum tipo de atenção ou serviços médicos.

Como resultado desta situação, aproximadamente 60% dos pacientes apresentam algum tipo de complicação microvascular no momento do diagnóstico inicial, o que gera uma grande porcentagem de pacientes com complicações irreversíveis posteriores, como, perda da visão e problemas renais. No Brasil, estima-se que aproximadamente 30% da população geral com mais de 40 anos possa ter a pressão arterial elevada.

Leia mais: Considerações importantes sobre o tratamento da hipertensão arterial

Além de sua alta prevalência, sabe-se que a HA é um dos mais importantes fatores de risco para a gênese das doenças cardioneurovasculares. Torna-se extremamente relevante assim um conhecimento profundo de sua classificação e metas para tratamento e/ou controle.

1. Classificação da HA:

Classificação PAS (mm Hg) PAD (mm Hg)
Normal ≤ 120 ≤ 80
Pré-hipertensão 121-139 81-89
Hipertensão estágio 1 140-159 90-99
Hipertensão estágio 2 160-179 100-109
Hipertensão estágio 3 ≥ 180 ≥ 110
Quando PAS e PAD situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser utilizada para classificação da PA.

Considera-se hipertensão sistólica isolada se PAS ≥ 140 mm Hg e PAD < 90 mm Hg, devendo a mesma ser classificada em estágios 1, 2 e 3. Fonte: Arq Bras Cardiol 2016, 107 (Supl.): 1-83

 

2. AHA 2017:

3. ESC 2018:

As tabelas acima demonstram que os valores considerados normais para a pressão arterial são estipulados ou determinados por um grupo de especialistas. Ou seja, trata-se de uma convenção. E por isto, eles são modificados ao longo do tempo e de acordo com o entendimento de cada sociedade em ser mais ou menos rigorosa. Por exemplo o que seria uma pressão arterial (PA) normal? Quais valores seriam assim transmitidos aos colegas médicos, estudantes, pacientes e familiares?

A resposta correta é depende. Para a AHA o valor é PA < 120 x 80 mmHg. Para o ESC, PA < 130 x 85 mmHg. Já para a SBC, o valor normal é aquele de PA ≤ 120 x 80 mmHg. Vejam que para um simples valor normal de PA apresentam-se variações expressivas.

Leia também: Como tratar hipertensão em pacientes asmáticos?

E qual seria o valor considerado diagnóstico de HA? Para a SBC e ESC ≥ 140 x 90 mmHg. Já para a AHA o valor normal é de ≥ 130 x 80 mmHg. Isto impacta sensivelmente em vários aspectos como por exemplo a estimativa da prevalência será sempre maior quanto menor for o ponto de corte. E na decisão pelo tratamento farmacológico também, já que um ponto de corte menor, probabilisticamente falando, eleva expressivamente a possibilidade de necessidade de uso de fármacos para controle pressórico.

Receba as principais novidades em Cardiologia no seu Whatsapp! Inscreva-se em nosso grupo!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.