Diferenciação das lesões da cartilagem articular e da artrose

As lesões da cartilagem articular e da artrose muitas vezes são vistas como sinônimos, embora não o sejam. Como podemos diferenciá-las? 

As lesões da cartilagem articular e da artrose muitas vezes são vistas como sinônimos, embora não o sejam. Como podemos diferenciá-las? 

A artrose representa um processo degenerativo da cartilagem, decorrente de um desequilíbrio entre o anabolismo (formação de neocartilagem) e o catabolismo (a destruição da cartilagem). Esse fenômeno, muitas vezes visto com o envelhecimento, pode estar presente de forma precoce em atletas, pessoas obesas, com desalinhamento da articulação ou com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide. 

Ainda que medicações como a glicosamina, a condroitina, os colágenos ou as infiltrações de ácido hialurônico tenham sido introduzidos no mercado com a finalidade de evitar a evolução ou até mesmo de regredir o desgaste articular provocado pela artrose, os estudos comparativos não foram capazes de demonstrar esse efeito, ainda que possam contribuir para a melhora da dor. Podemos dizer que até hoje o desgaste da cartilagem é considerado um processo irreversível, em que os recursos terapêuticos visam controlar os sintomas. 

Leia também: Artrodeses de punho têm resultado satisfatório para CMC no tratamento de artroses?

Também faz parte do tratamento conservador da artrose de joelho o fortalecimento da musculatura da coxa e perda de peso. Quando há falha nessa abordagem e a dor limita as atividades diárias do paciente, opta-se pela cirurgia com a artroplastia total de joelho, que tem a finalidade de substituir a articulação.  

A lesão da cartilagem articular, por outro lado, está usualmente associada a um trauma em pacientes jovens. Nesses pacientes, a cartilagem encontra-se bem preservada como um todo, porém com um buraco no meio. Podemos comparar a lesão da cartilagem articular com um pneu novo, mas furado, enquanto a artrose representaria um pneu careca. 

Diversas técnicas estão bem estabelecidas com a finalidade de reparo da lesão da cartilagem. Algumas delas, como o transplante osteocondral autólogo ou homólogo visam transferir um fragmento de cartilagem para substituir aquela lesionada.

Enquanto isso, outras, como a microfratura, as membranas ou os implantes autólogos de condrócitos, visam a formação de uma nova cartilagem no local da lesão. Ainda que tenham uma tendência de reparo com fibrocartilagem, a qual apresenta características histológicas diferentes da cartilagem hialina presente em um tecido cartilaginoso íntegro, esta nova é capaz de recuperar boa parte da função da cartilagem original. 

Veja ainda: A cadeira de rodas pode proteger idosos com imobilidade do risco de fraturas? 

Quando o diagnóstico dessas lesões não é realizado a tempo de lançar mão dos tratamentos acima, a evolução é para lesões cada vez maiores que destroem a cartilagem articular. Dessa forma, a artroplastia total de joelho também se torna um tratamento possível e indicado em estágios mais avançados. 

As lesões da cartilagem, assim, não devem ser confundidas com a artrose. A diferenciação poderá ser feita pelo médico com base na história clínica do paciente, exame físico e exames de imagem, sendo então o tratamento individualizado para cada indivíduo. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Hollanda, J. [Internet]. Dr. João Hollanda Ortopedista do Joelho. Artrose. [acesso em mar. 2023].  Artrose pós reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. Disponível em: <https://ortopedistadojoelho.com.br/artrose/>
  • AAOS [Internet]. AUC non arthroplasty treatment osteoarthritis knee. Available from: <https://www.aaos.org/uploadedFiles/PreProduction/Quality/ AUCs_and_Performance_Measu[…]ate_use/auc-non-arthroplasty-treatment-osteoarthritis-knee.pdf>

Especialidades