Diretriz Brasileira de Cardiologia do Esporte: veja novas recomendações

Neste artigo apresentaremos um resumo da recente atualização da Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Conheça as orientações:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Neste artigo apresentaremos um resumo, dividido em partes, dos pontos mais importantes da mais recente atualização da Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte, 2019.

O primeiro ponto a ser exposto e conceituado é a diferença entre atividade física e exercício físico. De acordo com Caspersen et al. em 1985, todo movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético é denominado atividade física. Já o exercício físico pode ser conceituado como um tipo especial de atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva, tendo como objetivos finais ou intermediários a manutenção e a melhoria da saúde, do condicionamento físico, da estética corporal ou performance em competições.

Em seguida, destaca-se o segundo ponto fundamental, qual seja, o correto entendimento sobre o que é ser esportista amador e atleta. Vejamos abaixo:

Esportista amador – caracterizado pelo indivíduo adulto que pratica atividades físicas e esportivas de maneira regular, de moderada a alta intensidade, competindo eventualmente, porém, sem vínculo profissional com o esporte.

Atleta profissional – Caracterizado por indivíduos que:

  • Praticam atividades esportivas com objetivo de melhorar resultados/desempenho;
  • Participam ativamente de competições esportivas;
  • Têm o treinamento e a competição esportiva como sua maior atividade ou como foco de interesse pessoal.

Dedicam muitas horas da maioria dos dias para estas atividades, excedendo o tempo dispensado para outros tipos de atividades profissionais ou de lazer.

Podem, ainda, ser classificados quanto à idade em:

  • Jovens atletas – 12 a 17 anos.
  • Atletas adultos – 18 a 35 anos.
  • Atletas máster – 35 anos ou mais.

Diante desses dois conceitos iniciais, as avaliações pré-participação serão diferentes, pois entende-se que a intensidade, o volume e a frequência de treinos não serão os mesmos. Logo, o objetivo da avaliação pré-participação é prevenção de desenvolvimento das doenças cardiovasculares e o rastreio de morte súbita ou fatores que levem a este problema.

Dessa forma, as sociedades médicas pelo mundo orientam como fazer e quais exames complementares poderiam ser solicitados. De acordo com AHA, os esportistas ou atletas devem responder a um questionário de saúde, pois, segundo eles, isso diminuiria o custo financeiro e psicológico. Já o ESC orienta a realização de anamnese, buscando história de morte súbita, exames físicos e ECG, tendo em vista que regiões como de Veneto, na Itália, têm grande incidência de displasia arritmogênica de VD.

Esse panorama geral será capaz de nortear, de forma objetiva, a conduta no primeiro momento. Já a diretriz detalhará a anamnese e o exame físico desses atletas, além de indicar a forma de análise e interpretação dos exames complementares.

A anamnese obedece ao questionário canadense PAR-Q, acrescido de outros questionamentos, como demonstra a tabela abaixo:

Além dessas questões, é necessário saber a origem do atleta para rastreio de Chagas, Anemia Falciforme e Hemoglobinopatias.

No exame físico, busca-se identificar condições clínicas, como anemia, alterações posturais, focos infecciosos (p.ex. dentário), asma brônquica, obesidade, diabetes mellitus, HAS, alterações na ausculta pulmonar e cardíaca. Ademais, privilegia-se a procura de sinais característicos e relacionados com a possibilidade de uma doença cardiovascular, como presença de sopro cardíaco, terceira ou quarta bulhas, estalidos valvares, alterações na palpação dos pulsos de membros superiores e inferiores, características físicas de síndrome de Marfan ou de outras doenças da aorta.

No ECG devem ser avaliados os achados descritos abaixo na tabela 3, diferenciando o que são achados fisiológicos ou patológicos.

Os exames laboratoriais podem complementar a avaliação, solicitando-se, basicamente, hemograma completo, glicose em jejum, ureia, creatinina, sódio, potássio, lipidograma, ácido úrico, hepatograma, coagulograma, EPF e EAS. Tais exames terão como objetivo a pesquisa de doenças relacionadas ao esporte e que podem alterar a performance desse atleta e/ou esportista. Outros exames laboratoriais também podem ser solicitados, sempre de acordo com a história clínica, áreas endêmicas, etnia, etc.

Além disso, algumas particularidades devem ser obedecidas quando há alterações no exame físico e/ou ECG, necessitando ser investigados por outros métodos diagnósticos. Com isso, o teste ergométrico e o teste cardiopulmonar são exames funcionais que contribuem para análise de alterações induzidas pelo esforço, como isquemia, arritmias, respostas da pressão arterial ao esforço e outros parâmetros diretos e indiretos, que podem ajudar na prescrição de exercícios, observando sempre as zonas de treinamento.

Leia maisTrauma no esporte: quando levar ao hospital (Congresso de Neurologia)

O ecocardiograma tem papel fundamental por ser um exame simples e que possui grande importância para achados estruturais ligados à morte súbita, como CMH e alterações congênitas. Caso haja necessidade de aprofundar a investigação, sugere-se solicitar exames mais acurados, como ressonância, holter, angiotomografia e etc.

Concluindo essa primeira parte, que abrange (I) anamnese; (II) exame físico; e (III) exames complementares, destaca-se que: (a) esportistas de até 35 anos de idade, sem comorbidades, devem fazer consulta com cardiologista e ECG; (b) esportistas acima de 35 anos devem fazer consulta, ECG, análises sanguíneas e teste ergométrico. Caso seja identificada alguma comorbidade, aprofunda-se a investigação; e (c) atletas de elite devem sempre ter uma avaliação pré-participação completa, ou seja, história, exame físico, laboratório, ecocardiograma, teste ergométrico ou cardiopulmonar.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags