Diretriz da AHA para uso do Ômega-3 na Hipertrigliceridemia

Estudos atuais têm mostrado um papel importante dos ômega-3 na redução do triglicerídeo e, por um estudo mais recente, até do risco cardiovascular.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Níveis elevados de triglicerídeos estão associados com aumento do risco de eventos cardiovasculares (IAM, AVC e morte), apesar da força dessa relação não ser tão forte como no colesterol. Por isso, em pacientes com risco cardiovascular elevado, a prioridade é o início das estatinas. E o tratamento dos triglicerídeos fica reservado para os pacientes com níveis muito altos. 

  • Baixo: < 150 mg/dl
  • Moderado: 150-500 mg/dl
  • Alto: 500-886 mg/dl
  • Muito alto: > 886 mg/dl

divergência na literatura do valor de corte para iniciar terapia farmacológica, com alguns autores falando em 500 mg/dl e outros 886 mg/dl. De qualquer forma, o primeiro passo é sempre a adoção de hábitos saudáveis, com:

  1. Redução das calorias da dieta, em especial, com menos ingestão de gordura saturada e frituras.
  2. Redução consumo bebidas alcoólicas.
  3. Exercícios físicos regulares e perda de peso.

Quando mesmo assim há indicação de tratamento farmacológico, a primeira linha sempre foram os fibratos, com destaque para fenofibrato, por menor risco de interação com as estatinas. Só que estudos recentes têm mostrado um papel importante dos ômega-3 na redução do TG e, por um estudo mais recente, até do risco cardiovascular! Veja nossa reportagem sobre o REDUCE-IT, o mais importante destes ensaios clínicos até o momento.

A American Heart Association publicou um artigo confirmando o papel do ômega-3, dose de 4g/dia, na redução dos triglicerídeos. Só que esse documento não definiu com certeza se devemos começá-los com TG > 150, 500 ou 880 mg/dl! Da mesma forma, não há estudos comparando fibrato versus ômega-3 nem a associação deles. Por isso, a conduta deve ser individualizada. Nossa sugestão, até saírem novos estudos, é:

  • TG > 150 mg/dl = iniciar medidas não farmacológicas
  • TG 150-500 mg/dl = se o paciente estiver no perfil do REDUCE-IT e com condições econômicas, associar ômega-3 parece ser benéfico.
  • TG > 500-886 mg/dl = tratamento farmacológico, podendo ser fibrato ou ômega-3

Os possíveis riscos do uso de ômega-3 são efeitos gastrointestinais (halitose, dispepsia e diarreia) e sangramento (em teoria, têm discreto efeito antiplaquetário).

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades