Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde lança as diretrizes para a distribuição de autotestes de HIV no país
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Rastreio de TB em pacientes HIV internados: deve-se realizar teste molecular universal?
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?

Diretriz de prevenção da infecção em pacientes com câncer é atualizada

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A American Society for Clinical Oncology e a  Infectious Diseases Society of America lançaram no dia 27 de novembro uma atualização na diretriz para prevenção da infecção em pacientes com câncer proveniente do  comprometimento imunológico causado por doenças imunossupressoras.

Leia mais: Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para prevenção da doença

As orientações visam combater a neutropenia causada pelo tratamento da neoplasia e são direcionadas a oncologistas, médicos de emergência, especialistas em doenças infecciosas, enfermeiros, etc.

Confira os principais direcionamentos para uso de antibioticoterapia profilática para a infeção:

1.1- Risco de neutropenia febril (NF) deve ser estratificado com base na história do paciente, nos fatores relacionados ao câncer e ao tratamento. Se necessário, um especialista em doenças infecciosas deve ser consultado. Nível de recomendação: forte.

1.2 – A profilaxia antibiótica com fluoroquinolona é recomendada para paciente com alto risco de NF ou com neutropenia profunda (A maioria dos pacientes acometidos por leucemia mielogênica aguda ou que receberam transplante de células-tronco hematopoiéticas). A profilaxia antibiótica não é recomendada para pacientes com tumores sólidos. Nível de recomendação: moderado

2.1 – É recomendada a administração de fluconazol via oral ou equinocandina via parenteral em pacientes cujo risco para neutropenia é grave ou a neutropenia é prolongada. Terapia antifúngica não é recomendada para paciente com tumores sólidos. Nível de recomendação: moderado

2.2 – Prevenção com administração de trimetoprim-sulfametoxazol deve ser realizada em pacientes  que estão sob quimioterapia cujo percentual de risco para pneumonia pelo Pneumocystis jirovecii é > 3,5%. Nível de recomendação: forte

3.1: Pacientes soropositivos portadores do Herpes simplex (HSV-1) que estão em tratamento para a leucemia ou receberam transplante de células-tronco hematopoiéticas devem ser medicados com fármacos análogos de nucleosídeos. Nível de evidência: forte

3.2: Tratamento com inibidores da transcriptase reversa é recomendável para pacientes com alto risco de reativação do vírus da hepatite B. Nível de recomendação: moderado.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.