Diretrizes: você testa seu paciente para hepatite B antes de tratar a C?

Antes de iniciar o tratamento antiviral para a infecção pelo vírus da hepatite C, os pacientes devem ser rastreados para o vírus da hepatite B.

Antes de iniciar o tratamento antiviral para a infecção pelo vírus da hepatite C, os pacientes devem ser rastreados para o vírus da hepatite B, de acordo com uma orientação atualizada das diretrizes.

500x120-rosa

A diretriz foi atualizada após relatos de casos de reativação do vírus B em doentes co-infectados com hepatite B e C, que estavam sendo tratados com terapia antiviral para a C.

Os pesquisadores acreditam que a reativação pode ter a ver com uma rampa na replicação da hepatite B e não uma toxicidade específica de uma droga, já que os relatos não especificavam uma terapia.

Em geral, recomenda-se que os pacientes com hepatite C sejam avaliados para a B, mas muitas vezes os médicos não seguem adiante com o teste. Por isso e tendo em conta os relatos, o painel decidiu reiterar a importância dos testes para a B antes de iniciar o tratamento da C. A vacinação para a B também foi recomendada para indivíduos suscetíveis.

Veja também: ‘SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite’

Caso indivíduos com hepatite C testem positivo para a B, os médicos devem determinar se o tratamento da B é justificado, de acordo com a diretriz atual. Nos pacientes que satisfazem os critérios de tratamento, este deve ser iniciado antes ou ao mesmo tempo que a terapia com antivirais para a C.

Pacientes com níveis baixos ou indetectáveis de hepatite B, que não cumprem os critérios para o tratamento, devem ser cuidadosamente monitorados durante a terapia antiviral para C.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.