Disfunção Coronariana Microvascular: o paciente com dor precordial e CAT normal

O prognóstico na síndrome X é muito variável e depende da causa da dor. É cena comum no plantão o médico falar: “não é nada, o CAT foi branco” e o(a) paciente ser rotulada como “causa psicológica”.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Há muitos anos foi definida na cardiologia a “Síndrome X” (Cardiac Syndrome X), na qual pacientes se apresentavam com:

  1. Dor precordial anginosa
  2. Teste funcional positivo
  3. Ausência de obstrução aterosclerótica na coronariografia

Estudos epidemiológicos mostraram que a síndrome X é mais comum em mulheres e possui diferentes causas, incluindo:

  • Disfunção coronariana microvascular
  • Maior sensibilidade à dor
  • Transtorno somatoforme

O prognóstico na síndrome X é muito variável e depende da causa da dor. É cena comum no plantão o médico falar: “não é nada, o CAT foi branco” e o(a) paciente ser rotulada como “causa psicológica”. Mas não é bem assim. Parte destes pacientes pode ter doença estrutural e risco maior de eventos adversos. Estudos mais recentes procuraram estratificar quais destes pacientes de fato têm maior risco de eventos cardiovasculares e, portanto, pior prognóstico. O subgrupo de maior preocupação foram os pacientes com disfunção coronariana microvascular (DCM) e este é o tema de nossa revisão hoje. Para se ter uma ideia, estudos mostram que até metade dos pacientes com dor precordial que vão à CAT não apresentam lesões ateroscleróticas obstrutivas e, destes, 60% têm critérios para DCM.

A DCM pode ocorrer de modo isolado, sendo causa de angina (chamada angina microvascular), associada à doença aterosclerótica tradicional, em cardiopatias de diferentes etiologias e até mesmo de modo iatrogênico. É definida pela presença de uma reserva de fluxo coronariana (coronary blood flow reserve, CFR) insuficiente.

Ao contrário da síndrome X, a DCM ocorre de modo igual entre os sexos. A principal preocupação é o prognóstico, pois está associada com maior risco de IAM, AVC, hospitalização e morte. Clinicamente, pode ocorrer associada aos demais fatores de risco para aterosclerose, incluindo os tradicionais, com destaque para tabagismo e diabetes, bem como pode ocorrer associada com os fatores não-tradicionais, em especial as doença inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, psoríase e colagenoses. A fisiopatologia seria a incapacidade das arteríolas intramiocárdicas de dilatarem em resposta a maior demanda, causando isquemia. O endotélio é hoje o maior “vilão”, com a disfunção endotelial tida como “elo principal” na causa da DCM.

O que fazer então, de modo prático?

A abordagem inicial ao paciente com dor precordial na emergência é a mesma e deve priorizar a identificação dos casos de alto risco. Para os pacientes com coronariografia sem lesão obstrutiva, um teste funcional pode ser indicado, principalmente se a dor for típica (dor tipo A ou B). Caso positivo, estamos diante da síndrome X = angina + teste funcional positivo + CAT sem obstrução.

Para diagnosticar DCM, é necessário medir a reserva de fluxo coronariano (CFR, coronary flow reserve). Um aparelho mede ou estima o fluxo coronariano antes e após infusão de adenosina e/ou acetilcolina, observando a resposta. Quanto maior a dilatação com adenosina, maior a reserva de fluxo (CFR) e, portanto, mais saudável o vaso. Os testes disponíveis para esta finalidade são:

  • Hemodinâmica: requer aparelhos específicos (além daqueles da hemodinâmica convencional), com associação de um doppler intravascular, é demorada e invasiva.
  • Ressonância magnética: tem sido o método mais estudado e utilizado recentemente, apresentado boa correlação com PET-CT. Avalia a diferença na perfusão do gadolíneo no miocárdio, principalmente no subendocárdio.
  • PET-CT: foi o teste da vida prática mais utilizado no início. Ele mede o CFR antes e após vasodilatador e fornece o valor proporcional da dilatação. Uma dilatação, ou seja, um CFR > 2,6 é considerado normal, de 1,5 a 2,6 intermediário e abaixo de 1,5, patológico, ou seja, diagnóstico de DCM.

dor precordial pebmed

Uma vez diagnosticada a DCM, com tratar? Infelizmente há poucos estudos da medicina baseada em evidências que deem suporte às decisões. A resposta aos nitratos é tradicionalmente insatisfatória e há outras alternativas propostas. Na ausência de dados concretos, recomenda-se:

  1. Tratamento dos fatores de risco tradicionais, em especial o controle da pressão arterial.
  2. Estatinas em dose máxima tolerada.
  3. Inibidores da ECA: há um estudo com quinapril mostrando melhora da CFR em pacientes com DCM.
  4. Ranolazina: é um fármaco antianginoso de ação metabólica/local, mas com resultados controversos, havendo estudos positivos e negativos neste cenário.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades