Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?
Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?

Distúrbios de sono na doença de Alzheimer, causa ou efeito?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Praticamente metade dos adultos com mais de 60 anos relatam distúrbios do sono, caracterizados por queixas de insônia com consequências diurnas, insatisfação com a qualidade ou quantidade do sono ou que já tenham o diagnostico dado de distúrbio da insônia.

Na The Lancet Neurology de março há dois estudos sobre o tema que sugerem que evidências têm mostrado que o distúrbio do sono contribui para o declínio cognitivo e também pode aumentar o risco de demência da doença de Alzheimer, aumentando a carga de β-amiloide.

Até recentemente, as alterações do sono eram geralmente consideradas uma conseqüência da doença de Alzheimer, mas através de estudos recentes essa correlação têm mudado e o distúrbio do sono está considerado um fator de risco para a doença de Alzheimer.

A relação bidirecional entre o sono e a doença de Alzheimer é apoiada por avanços na compreensão de que o aumento induzido pela perturbação do sono na inflamação sistêmica, que pode ser visto como um evento precoce no curso da doença de Alzheimer. A inflamação aumenta a carga de β-amiloide e acredita-se que conduza a patogênese da doença de Alzheimer.

A melhor compreensão dos mecanismos que ligam o distúrbio do sono e o risco de doença de Alzheimer pode facilitar a identificação de alvos para prevenção, já que tanto o distúrbio do sono como a ativação inflamatória podem ser fatores de risco modificáveis ​​para a doença.

Em outro artigo é apresentada a associação entre os ritmos circadianos e doenças neurodegenerativas onde as perturbações do ritmo circadiano são mais graves em pessoas com doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, incluindo a doença de Alzheimer e demências relacionadas.

Leia maisUm oftalmologista pode diagnosticar alzheimer antes dos sintomas?

As evidências de estudos preliminares contidas neste artigo sugerem que distúrbios do ritmo circadiano, além de serem um sintoma de neurodegeneração, também podem ser um fator de risco potencial para o desenvolvimento da doença de Alzheimer e demências relacionadas, e a doença de Parkinson.

Eles referem que ainda são necessários estudos mais longitudinais para confirmar essa relação, e que a ligação mecanicista entre os ritmos circadianos e a neurodegeneração ainda não é totalmente compreendida, embora as vias subjacentes propostas incluam alterações da homeostase da proteína e da função imune e inflamatória.

Enquanto estudos clínicos preliminares são promissores, mais estudos de rupturas do ritmo circadiano e seus mecanismos são necessários. Além disso, são necessários ensaios clínicos para determinar se as intervenções circadianas podem prevenir ou retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.