Distúrbios de sono na doença de Alzheimer, causa ou efeito?

As alterações do sono eram consideradas conseqüências do Alzheimer, mas estudos recentes apontam outra relação entre as duas condições.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Praticamente metade dos adultos com mais de 60 anos relatam distúrbios do sono, caracterizados por queixas de insônia com consequências diurnas, insatisfação com a qualidade ou quantidade do sono ou que já tenham o diagnostico dado de distúrbio da insônia.

Na The Lancet Neurology de março há dois estudos sobre o tema que sugerem que evidências têm mostrado que o distúrbio do sono contribui para o declínio cognitivo e também pode aumentar o risco de demência da doença de Alzheimer, aumentando a carga de β-amiloide.

Até recentemente, as alterações do sono eram geralmente consideradas uma conseqüência da doença de Alzheimer, mas através de estudos recentes essa correlação têm mudado e o distúrbio do sono está considerado um fator de risco para a doença de Alzheimer.

A relação bidirecional entre o sono e a doença de Alzheimer é apoiada por avanços na compreensão de que o aumento induzido pela perturbação do sono na inflamação sistêmica, que pode ser visto como um evento precoce no curso da doença de Alzheimer. A inflamação aumenta a carga de β-amiloide e acredita-se que conduza a patogênese da doença de Alzheimer.

A melhor compreensão dos mecanismos que ligam o distúrbio do sono e o risco de doença de Alzheimer pode facilitar a identificação de alvos para prevenção, já que tanto o distúrbio do sono como a ativação inflamatória podem ser fatores de risco modificáveis ​​para a doença.

Em outro artigo é apresentada a associação entre os ritmos circadianos e doenças neurodegenerativas onde as perturbações do ritmo circadiano são mais graves em pessoas com doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, incluindo a doença de Alzheimer e demências relacionadas.

Leia maisUm oftalmologista pode diagnosticar alzheimer antes dos sintomas?

As evidências de estudos preliminares contidas neste artigo sugerem que distúrbios do ritmo circadiano, além de serem um sintoma de neurodegeneração, também podem ser um fator de risco potencial para o desenvolvimento da doença de Alzheimer e demências relacionadas, e a doença de Parkinson.

Eles referem que ainda são necessários estudos mais longitudinais para confirmar essa relação, e que a ligação mecanicista entre os ritmos circadianos e a neurodegeneração ainda não é totalmente compreendida, embora as vias subjacentes propostas incluam alterações da homeostase da proteína e da função imune e inflamatória.

Enquanto estudos clínicos preliminares são promissores, mais estudos de rupturas do ritmo circadiano e seus mecanismos são necessários. Além disso, são necessários ensaios clínicos para determinar se as intervenções circadianas podem prevenir ou retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags