Distúrbios hipertensivos da gestação podem estar associados a problemas a longo prazo

Estudo demonstrou uma associação entre distúrbios hipertensivos da gestação e piora das habilidades de memória e raciocínio a longo prazo.

Neste último mês de dezembro de 2020, a American Academy of Neurology publicou um estudo demonstrando uma associação entre distúrbios hipertensivos da gestação e piora das habilidades de memória e raciocínio a longo prazo.

Ouça também: Check-up Semanal: diretriz de hipertensão, novos medicamentos para covid-19 e mais! [podcast]

Distúrbios hipertensivos da gestação podem estar associados a problemas a longo prazo

Características do estudo

O estudo incluiu 596 gestantes em uma coorte prospectiva realizado na Holanda. Deste montante, um total de 115 mulheres desenvolveram alterações pressóricas durante a gravidez. Destas, 70% tinham hipertensão gestacional e outros 30% tinham pré-eclâmpsia, que foi definida. Após quinze anos essas pacientes foram submetidas a diversos testes.

O desempenho cognitivo foi medido em diferentes domínios: função executiva, velocidade de processamento, memória verbal, função motora e capacidade visuoespacial, e um fator de cognição global (fator g) foi derivado da análise de componentes principais.

No teste de memória imediata, as mulheres sem distúrbios hipertensivos na gestação, 15 anos antes, marcaram uma média de 28 pontos de uma pontuação máxima de 45, enquanto as mulheres que tiveram pressão alta durante a gravidez 15 anos antes marcaram uma média de 25 pontos. Mulheres com pressão alta durante a gravidez tiveram pior desempenho na tarefa de memória imediata e tardia depois que os pesquisadores ajustaram outros fatores que poderiam afetar as habilidades de pensamento, como índice de massa corporal antes da gravidez, nível de educação e etnia.

Não houve diferença entre os dois grupos de mulheres nos testes de motricidade fina, fluência verbal, velocidade de processamento e habilidade visoespacial.

Limitações e conclusão

Uma limitação do estudo é que nenhum teste de raciocínio e memória foi feito antes da gravidez ou durante a gravidez, então os pesquisadores não puderam comparar o desempenho da mesma paciente antes e depois da gestação com distúrbio hipertensivo.

Portanto, é importante considerar a hipertensão gestacional e a pré-eclâmpsia como fatores de risco para comprometimento cognitivo. Devemos alertar as pacientes, que muitas vezes pensam que a hipertensão na gestação é algo temporário, de que este distúrbio pode ter efeitos potencialmente duradouros.

Saiba mais: Hipertensão e epistaxe: existe relação?

É importante afirmar que o estudo não mostra uma relação de causa e efeito entre a pressão alta e os resultados dos testes. Mostra apenas a associação. Trabalhos futuros são necessários para determinar se o tratamento precoce da pressão alta pode prevenir problemas cognitivos em mulheres com histórico de pressão alta na gravidez.

Referências bibliográficas:

  • Adank MC, et al. Hypertensive disorders of pregnancy and cognitive impairment: A prospective cohort study. Neurology.
    2020 Dec 30;10.1212/WNL.0000000000011363.  doi: 10.1212/WNL.0000000000011363. Online ahead of print.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.