ATS 2021: Doença de Alzheimer e declínio cognitivo – boas noites de sono podem prevenir?

Estudos recentes mostram a importância apneia obstrutiva do sono para o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer. Saiba mais.

A apneia obstrutiva do sono atinge cerca de 2 a 9% da população adulta, sendo pouco reconhecida pelos clínicos e desvalorizada pelos pacientes. A sua correlação com estado inflamatório crônico, obesidade e hipertensão de difícil controle já são bem estabelecidos. Contudo, estudos recentes mostram a importância dessa condição para o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer (DA) e declínio cognitivo acelerado.

doença de alzheimer

A doença de Alzheimer

Ela é caracterizada pela perda progressiva de memória e disfunção executiva. Sua base fisiopatológica é relacionada ao acúmulo de placas β-amiloide e neurofibrilas conhecidas como proteína TAU. Na sua palestra, professor Craig L Phillips descreve os possíveis mecanismos que a apneia obstrutiva do sono (AOS) poderia levar ao acúmulo de proteína β-amiloide e TAU no Sistema Nervoso Central (SNC).

Para haver um equilíbrio entre produção e clearance dessas proteínas, é fundamental ter um sistema glinfático funcionante (mecanismo alternativo de drenagem, visto não haver sistema linfático no SNC). Para isso, o ciclo circadiano, as variações entre produção de líquor e drenagem, assim como as oscilações normais de pressão arterial ao longo do dia, contribuem para um cérebro mais saudável. A AOS interfere em todos esses mecanismos, havendo ativação simpática, redução do clearance de proteínas, hipertensão noturna e ativação do córtex, gerando maior neurotoxicidade. Com isso, o acúmulo desse lixo neurológico prejudica a formação de memória e acelera o envelhecimento cerebral.

Leia também: Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais

doença de Alzheimer
adaptado de: Iliff JJ, Wang M, Liao Y, et al. A paravascular pathway facilitates CSF flow through the brain parenchyma and the clearance of interstitial solutes, including amyloid β. Sci Transl Med. 2012;4(147):147ra111. doi:10.1126/scitranslmed.3003748

A correlação entre memória e a AOS é evidenciado com os estudos de intervenção com o uso de CPAP (continous positive airway pressure). O professor Andrew William Varga trouxe dados de estudos recentes que mostram a reversibilidade da perda de memória com o tratamento da AOS, revelando que o uso crônico de PAP (positive airway pressure) pode restabelecer a formação de memória.

doença de Alzheimer

Mensagem prática

  • Apneia obstrutiva do sono é muito prevalente e pouco diagnosticada;
  • Alzheimer e declínio cognitivo são doenças neurodegenerativas sem cura. Logo, o foco deve ser na prevenção e identificação dos pacientes com risco dessas doenças;
  • O tratamento com PAP permite reversão da perda de memória e desacelera a perda cognitiva.

Referências bibliográficas:

  •  Musso G, Cassader M, Olivetti C, et al: Association of obstructive sleep apnoea with the presence and severity of non-alcoholic fatty liver disease. A systematic review and meta-analysis. Obes Rev 14:417–431, 2013. 
  • Iliff JJ, Wang M, Liao Y, et al. A paravascular pathway facilitates CSF flow through the brain parenchyma and the clearance of interstitial solutes, including amyloid β. Sci Transl Med. 2012;4(147):147ra111. doi:10.1126/scitranslmed.3003748

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.