Doença de Crohn: diretrizes indicam a terapia pós-cirúrgica mais adequada

A American Gastroenterological Association publicou diretrizes para o tratamento da doença de Crohn, abordando especificamente a terapia pós-cirúrgica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

American Gastroenterological Association publicou novas diretrizes para o tratamento da doença de Crohn, abordando especificamente a terapia pós-cirúrgica. Separamos aqui os principais pontos para você ficar por dentro das novas recomendações.

 

O novo guideline foi baseado nos dados de uma revisão sistemática do tratamento da doença de Crohn após remissão induzida cirurgicamente. A população-alvo são os pacientes com anastomose ileocólica sem sintomas ou evidência macroscópica da doença após ressecção cirúrgica.

  • Utilize a profilaxia farmacológica precoce pós-operatória (2-8 semanas após a ressecção cirúrgica) ao invés do tratamento farmacológico guiado por endoscopia após a cirurgia, exceto em pacientes com baixo risco de recorrência e desejo de evitar efeitos adversos da terapia.
  • Opte pelaa terapia de fator de necrose tumoral (TNF), tiopurinas ou ambos sobre outros agentes como profilaxia farmacológica. Alguns pacientes de baixo risco podem optar por antibióticos nitroimidazol por 3 a 12 meses.
  • Não utilize mesalamina (ou outros 5-aminossalicilatos), budesonida ou probióticos após a remissão cirúrgica.
  • Realize monitoramento endoscópico pós-operatório de 6 a 12 meses após a ressecção cirúrgica, independe dos pacientes receberem ou não profilaxia farmacológica.
  • Inicie ou intensifique a terapia com anti-TNFs, tiopurinas ou ambos ao invés de continuar apenas monitorando pacientes com recorrência endoscópica assintomática.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades