Leia mais:
Leia mais:
Doença de Parkinson e Covid-19: o que se sabe até agora?
Novo método de cirurgia pode beneficiar pacientes com doença de Parkinson
Esclerose amiotrófica e indução de proteínas de choque térmico
Parkinson: nova terapia é capaz de atenuar sintomas
TOP 5 neurologia: confira os artigos mais acessados de julho [PEBMEDCast]

Doença de Parkinson: diagnóstico precoce pelos olhos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Doença de Parkinson atinge milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente os idosos com mais de 65 anos. Apesar de mortal, a doença degenerativa apresenta poucos sinais nos primeiros estágios, como tremores e desequilíbrio, que começam sutilmente e vão progredindo com o tempo. Os olhos também podem ser indicadores da presença de Parkinson, é o que indica o levantamento publicado em agosto na revista Neurology. O estudo tentou relacionar o afinamento da retina com a perda de células cerebrais responsáveis pelo movimento e a coordenação motora.

Leia mais: Cuidado com a cabeça! Poderia um traumatismo craniano causar doença de Parkinson?!

A pesquisa contou com 49 voluntários, com faixa etária média em torno de 69 anos, todos diagnosticados há cerca de 2 anos com Parkinson mas que não haviam começado o tratamento. Este grupo foi comparado com outro, cujos 54 participantes tinham idade similar, porém não eram portadores da enfermidade. Os dois  grupos receberam testes oftalmológicos completos, e os olhos de cada participante foram fotografados por um scanner de alta resolução que registrou imagens de todas as camadas da retina. 28 pessoas com Parkinson foram examinadas com tomografia por emissão de pósitrons (PET) para medição da densidade de células produtoras de dopamina.

Os pesquisadores constataram que os membros do grupo com a Doença de Parkinson apresentaram afinamento da retina, logo nos estágios iniciais da síndrome degenerativa, nos setores temporal e inferior 2.22-mm (taxa de descoberta falsa – ajustada p < 0.05). De acordo com os neurologistas, o afinamento da retina pode estar ligado à degeneração dos neurônios dopaminérgicos nigrais (taxa de descoberta falsa – ajustada p < 0.001) e também pode indicar o grau da severidade da doença.

Referências:
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar