Doença hepática gordurosa não alcoólica e a prática de atividade física

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das doenças hepáticas crônicas mais prevalentes no mundo moderno.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das doenças hepáticas crônicas mais prevalentes no mundo moderno. Sabe-se que a perda de peso superior a 5% é associada a melhora da DHGNA e até mesmo com regressão de fibrose hepática, sendo esses benefícios secundários a melhora da resistência a insulina, estimulação do metabolismo de gordura e aumento da função mitocondrial. A prática de atividade física também é relacionada a menor risco de doença hepática gordurosa não alcoólica. No entanto, o impacto de diferentes intensidades de exercício físico e do comportamento sedentário sobre a DHGNA são ainda controversos. Recentemente, van Kleef e colaboradores avaliaram a associação entre atividade física medida objetivamente e DHGNA diagnosticada por ultrassom de abdome, com ênfase nas diferentes intensidades de esforço físico.  

Doença hepática gordurosa não alcoólica: metodologia do estudo

Foi realizada uma análise seccional da coorte prospectiva do Estudo de Rotterdam. Foram incluídos os participantes que visitam o Centro de Pesquisas do estudo entre os anos de 2009 e 2014 e que foram submetidos a ultrassom de abdome e programa de monitoramento de atividade física. A doença hepática gordurosa não alcoólica foi definida por evidência de esteatose hepática ao ultrassom, na ausência de causas secundárias: hepatite viral, drogas esteatogênicas e uso excessivo de álcool. A atividade física foi avaliada quanto a duração, intensidade e tempo sedentário por acelerômetro triaxial. O tempo médio entre a realização do ultrassom e a avaliação da atividade física foi de 40 dias. Mais de 90% dos pacientes foram avaliados até 3 meses após a ultrassonografia. Os dados obtidos pelo acelerômetro (1 mg = 9,81 mm/seg2) foram categorizados em: comportamento sedentário (48 mg), atividade física leve (48–154 mg), moderada (154–389 mg) e intensa (389 mg). Foram colhidos dados antropométricos, assim como exames laboratoriais dos participantes.  

Resultados 

Dos 1088 participantes do estudo, 667 indivíduos foram incluídos na análise final (idade 63,3 ± 6,3 anos, 53% sexo feminino). 34,3% tinham o diagnóstico de DHGNA. A atividade física total foi associada a menor prevalência de DHGNA ajustada para fatores demográficos, estilo de vida e socioeconômicos (odds ratio: 0,958 por 10 min/dia, IC95%: 0,929–0,986). A intensidade da atividade física foi inversamente proporcional a presença de DHGNA [odds ratios para atividade física leve, moderada ou intensa: 0,931 (IC95%: 0,882–0,982); 0,891 (IC95%: 0,820–0,967) e 0,740 (IC95%: 0,600–0,906) por 10 min/dia, respectivamente]. Essas associações foram explicadas pela saúde metabólica, especialmente o modelo de avaliação da homeostase de resistência à insulina (HOMA-IR) (Proporção Mediada 0,59, P < 0,001) e circunferência abdominal (Proporção Mediada 1,08, P < 0,001). Triglicérides e HDL também contribuíram para o efeito, porém em menor proporção.  

Conclusões 

A prática de atividade física está relacionada a menor prevalência de DHGNA, sendo esse benefício mediado por melhora da saúde metabólica, especialmente menor circunferência abdominal e melhor perfil glicêmico. Atividade física de qualquer intensidade é associada a redução de DHGNA, embora essa associação seja mais evidente para exercícios de alta intensidade. Estimular a prática de atividade física deve ser uma recomendação padrão para prevenção e tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica.  

Referência bibliográfica:

  • van Kleef LA, Hofman A, Voortman T, de Knegt RJ. Objectively Measured Physical Activity Is Inversely Associated With Nonalcoholic Fatty Liver Disease: The Rotterdam Study. Am J Gastroenterol. 2021 Dec 14. doi: 10.14309/ajg.0000000000001584.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades