Doença inflamatória intestinal aumenta o risco de eventos arteriais agudos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As doenças inflamatórias do intestino são doenças crônicas, de etiologia desconhecida, mas capazes de desenvolver uma reação inflamatória na mucosa digestiva de natureza imunológica.

A inflamação sistêmica crônica está envolvida na patogênese da aterosclerose e associada com o maior risco de eventos arteriais agudos. No entanto, esse risco em pacientes com doença inflamatória intestinal não está claro, em contraste com outros distúrbios inflamatórios crônicos, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.

Neste contexto, um grupo de pesquisadores franceses conduziram um estudo com o intuito de avaliar o risco de eventos arteriais agudos, incluindo cardiopatia isquêmica, doença cerebrovascular e doença arterial periférica em pacientes com doença inflamatória intestinal em comparação com a população em geral. Adicionalmente, o estudo avaliou o impacto da idade e da atividade da doença sobre o risco de eventos arteriais agudos.

O estudo foi conduzido utilizando um banco de dados da França. Todos os pacientes com 15 anos de idade ou mais e diagnosticados com doença inflamatória intestinal foram identificados e acompanhados.

Veja também: ‘Doença de Crohn: diretrizes indicam a terapia pós-cirúrgica mais adequada’

No total, foram avaliados 210.162 indivíduos com doença inflamatória intestinal, sendo 97.708 com doença de Crohn e 112.454 com colite ulcerativa. A mediana de acompanhamento foi de 3,4 anos (intervalo interquartil: 1,8 a 4,0). A maioria dos pacientes com doença inflamatória intestinal eram mulheres (53,8%), com proporções significativamente maiores em pacientes com doença de Crohn (57,7%) quando comparado com colite ulcerativa (50,5%) (p<0,0001).

Um total de 5.554 eventos arteriais agudos ocorreram, incluindo 3.177 (57,2%) cardiopatias isquêmicas, 1.715 (30,9%) doenças cerebrovasculares e 662 (11,9%) doenças da artéria periférica.

Ambos os pacientes com doença de Crohn e colite ulcerativa tiveram um aumento estatisticamente significativo no risco de eventos arteriais agudos (taxa de incidência padronizada: 1,35; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,30 a 1,41 e taxa de incidência padronizada 1,10; IC 95%: 1,06 a 1,13, respectivamente). O maior risco foi observado em pacientes com idade inferior a 55 anos, em ambas as patologias.

Os períodos de três meses anteriores e posteriores à hospitalização relacionada a doença inflamatória intestinal foram associados com um risco aumentado de eventos arteriais agudos na doença de Crohn e na colite ulcerativa (hazard ratio [HR]: 1,74; IC 95%: 1,44 a 2,09 e HR: 1,87; IC 95%: 1,58 a 2,22, respectivamente).

Os resultados mostraram, portanto, que pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam maior risco de eventos arteriais agudos, com maior risco em pacientes mais jovens para todos os grupos de doenças arteriais. Estratégias para otimizar o controle da inflamação devem ser avaliadas para diminuir o risco de eventos arteriais agudos neste subgrupo de pacientes.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Autora:

Referências:

  • Kirchgesner J, Beaugerie L, Carrat F, et al. Gut. 2017 Jun 24. pii: gutjnl-2017-314015. doi: 10.1136/gutjnl-2017-314015.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.