Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças cardiovasculares

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e as doenças cardiovasculares são duas entidades com alta prevalência e morbidade em todo o mundo. Os fatores de risco para seu desenvolvimento são semelhantes, o que faz as duas modalidades estarem bastante associadas. O DPOC é a terceira causa de mortalidade, sendo as causas cardiovasculares o principal fator causador de óbito nesses pacientes.

Leia também: Dia Mundial da DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A DPOC é uma doença inflamatória, causada especialmente pelo tabagismo ou exposição à queima de biomassa, sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A fisiopatologia da doença leva à presença de hipoxemia, exacerbações, inflamação sistêmica, hiperinsuflação, intolerância ao exercício e descondicionamento que, associado à presença do tabagismo, favorece o surgimento de doenças cardiovasculares como hipertensão arterial sistêmica e doença arterial coronariana. Além disso, a presença de arritmias atriais é responsável por aumento de sintomas e exacerbações respiratórias e a associação com insuficiência cardíaca (IC) é marcador de maior mortalidade e pior prognóstico.  A presença concomitante de DPOC e IC é variável, podendo chegar à 52%. Cerca de 30% dos pacientes internados com IC descompensada possuem DPOC, índice que aumenta em idades mais avançadas. Não existe indicação formal de rastreio dessas doenças nos indivíduos sob risco, porém, a investigação de causas de dispneia de origem cardíaca ou respiratória deve ser realizada se suspeita.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças cardiovasculares

Tratamento

Em relação ao tratamento, é comum a suspensão errônea de medicações como betabloqueadores ou broncodilatadores tanto nas internações por descompensação quanto na alta. Já é bem estabelecido na literatura que os betabloqueadores cardiosseletivos não demonstraram piora do DPOC na insuficiência cardíaca. Na indisponibilidade de drogas cardio seletivas como o metoprolol e o bisoprolol, o carvedilol se mostrou uma droga segura e disponível, sem piora da doença respiratória. Ele foi relacionado a um menor VEF1, com resposta broncodilatadora mantida, sem piora clínica e menores valores de BNP. Trabalhos recentes vêm questionando a redução de exacerbações atribuídas ao uso de betabloqueadores. Em recente estudo publicado no NEJM, pacientes com DPOC moderado a grave sem indicação formal de receber betabloqueador foram randomizados para receber metoprolol ou placebo e não houve diferença entre os grupos, tanto na redução das exacerbações quanto no tempo até a primeira exacerbação. Pelo contrário, pacientes recebendo metoprolol sem indicação apresentam mais exacerbações graves com necessidade de internação e  intubação orotraqueal. Já em um estudo de Rotterdam com pacientes com DPOC e indicação formal de receber betabloqueador houve redução das exacerbações no grupo que recebeu a medicação.

Saiba mais: SUS terá novo tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica

Tendo em vista as diretrizes atuais, o tratamento da IC e da DPOC deve ser igual ao orientado pelos principais guidelines. Em relação às medicações broncodilatadoras utilizadas para tratamento da DPOC, não há indícios de piora da doença cardiovascular a longo prazo. A dupla broncodilatação parece ser benéfica do ponto de vista hemodinâmico em pacientes hiperinsuflados com volume residual maior que 135%. Entretanto, pacientes com IC com fração de ejeção abaixo de 30% ou muito sintomáticos, com classe funcional IV não foram incluídos. Com isso, é fundamental uma abordagem multidisciplinar para seguimento desses pacientes. A reabilitação e exercícios físicos são indicados para todos.

Mensagens Práticas:

  • A associação de DPOC e IC é muito frequente devido a presença de fatores de risco em comum para as duas doenças;
  • O tratamento deve ser mantido, dando-se preferência aos betabloqueadores cardiosseletivos como o metoprolol. Na indisponibilidade, o carvedilol se mostrou seguro e eficaz;

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Karimi L, Lahousse L, De Nocker P, Stricker BH, Brusselle GG, Verhamme KMC. Effect of β-blockers on the risk of COPD exacerbations according to indication of use: the Rotterdam Study. ERJ Open Res. 2021 Jun 28;7(2):00624-2020. doi: 10.1183/23120541.00624-2020.
  • Dransfield MT, Voelker H, Bhatt SP, Brenner K, Casaburi R, Come CE, Cooper JAD, Criner GJ, Curtis JL, Han MK, Hatipoğlu U, Helgeson ES, Jain VV, Kalhan R, Kaminsky D, Kaner R, Kunisaki KM, Lambert AA, Lammi MR, Lindberg S, Make BJ, Martinez FJ, McEvoy C, Panos RJ, Reed RM, Scanlon PD, Sciurba FC, Smith A, Sriram PS, Stringer WW, Weingarten JA, Wells JM, Westfall E, Lazarus SC, Connett JE; BLOCK COPD Trial Group. Metoprolol for the Prevention of Acute Exacerbations of COPD. N Engl J Med. 2019 Dec 12;381(24):2304-2314. doi: 10.1056/NEJMoa1908142.
  • Hohlfeld JM, Vogel-Claussen J, Biller H, Berliner D, Berschneider K, Tillmann HC, Hiltl S, Bauersachs J, Welte T. Effect of lung deflation with indacaterol plus glycopyrronium on ventricular filling in patients with hyperinflation and COPD (CLAIM): a double-blind, randomised, crossover, placebo-controlled, single-centre trial. Lancet Respir Med. 2018 May;6(5):368-378. doi: 10.1016/S2213-2600(18)30054-7.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.