Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: vacina da Pfizer no paciente com DRC, mnemônicos úteis no plantão e mais! [podcast
Qual é a resposta sorológica à vacina da Pfizer em pacientes em hemodiálise?
Desnutrição em Pacientes em Hemodiálise
Transplante renal: critérios, indicações e o panorama brasileiro
Hemodiálise e depressão: sertralina é melhor que terapia cognitivo-comportamental?

Doença renal em fase terminal: hemodiálise ou diálise peritoneal?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Apesar de ser um procedimento menos custoso, a diálise peritoneal é subutilizada em indivíduos com doença renal em fase terminal. Em novo artigo do American Journal of Kidney Diseases, pesquisadores examinaram a sobrevida entre pacientes que receberam diálise peritoneal versus hemodiálise.

Para esse estudo retrospectivo de coorte, pesquisadores selecionaram 2.032 adultos com doença renal em fase terminal, entre 2004 e 2013, no Canadá. Entre os participantes, aproximadamente 1.400 foram considerados elegíveis para qualquer modalidade; 1.579 optaram pela hemodiálise e 453 pela diálise peritoneal.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

dialise

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diálise peritoneal vs hemodiálise

Durante o follow-up de aproximadamente 1,5 anos, 24% dos pacientes morreram. Após o ajuste para variáveis médicas e demográficas, as taxas de sobrevida em ambas as modalidades foram semelhantes.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a hemodiálise e a diálise peritoneal estão associadas a mortalidade semelhante entre pacientes com doença renal em fase terminal. Além disso, o efeito da modalidade na sobrevivência não pareceu mudar com o tempo.

Quando iniciar diálise no paciente crítico?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Wong B et al. Comparison of patient survival between hemodialysis and peritoneal dialysis among patients eligible for both modalities. Am J Kidney Dis 2018 Mar; 71:344 || https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2017.08.028
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar