Dois novos medicamentos para tratamento de osteoporose chegarão ao SUS até janeiro

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer mais duas alternativas de medicamentos para a osteoporose: o ácido zoledrônico e a teriparatida.

O Ministério da Saúde incorporou os dois medicamentos contra osteoporose atendendo a uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Conforme as portarias publicadas, os medicamentos deverão ser oferecidos à população através do SUS no prazo máximo de 180 dias contados a partir da data de incorporação, que foi em 21 de julho.

Leia também: Screening de osteoporose em pacientes com câncer de próstata submetidos a TPA?

Dois novos medicamentos para tratamento de osteoporose chegarão ao SUS até janeiro

Confira as novas incorporações

O ácido zoledrônico é um medicamento utilizado para o tratamento de pacientes com osteoporose que apresentam intolerância ou dificuldades de deglutição dos bisfosfonatos orais.

A incorporação do ácido zoledrônico se deve, entre outras razões, à sua alta capacidade de se ligar ao osso mineralizado. Ao ser administrado, a substância age rapidamente no osso, inibindo o desequilíbrio entre a reabsorção de cálcio e a remodelação óssea.

Já a teriparatida é um medicamento indicado para o tratamento da osteoporose com alto risco para fraturas tanto em mulheres na pós-menopausa como em homens.

Segundo o relatório do Conitec, o uso da substância evita novas fraturas vertebrais na comparação com risedronato em todos os estudos (54% de redução do risco).

A teriparatida apresentou maiores aumentos da mudança da densidade mineral óssea (DMO) do que os seus comparadores, especialmente para coluna lombar e colo femoral (aumento da DMO maior que o comparador em 1,0% a 8,6%).

Meta-análises mostraram superioridade da substância em relação a alendronato; além da superioridade de teriparatida em relação a denosumabe para DMO em colo femoral e coluna lombar (aumento da DMO 2,2% a 7,4% maior).

Vale lembrar que o Protocolo Clínico e de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde já disponibiliza no âmbito do SUS o uso de vitamina D e cálcio, raloxifeno, estrógenos conjugados, calcitonina (spray nasal) e os bisfosfonatos orais (alendronato e risedronato) para o tratamento de pacientes com osteoporose.

Saiba mais: Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Orientações aos médicos

A osteoporose, doença que aumenta a fragilidade óssea e suscetibilidade à fratura, afeta cerca de 200 milhões de pessoas no mundo.

No geral, a prevalência de osteoporose em estudos brasileiros varia de 6% a 33% dependendo da população e outras variáveis avaliadas.

Entre os indivíduos com a enfermidade, aqueles que apresentaram fratura osteoporótica têm duas vezes o risco de nova fratura. A condição afeta, principalmente, pessoas a partir dos 50 anos. Geralmente, a osteoporose não apresenta sintomas e só é descoberta a partir de uma fratura.

Sendo assim, os médicos devem focar nos fatores modificáveis na evolução da doença durante o atendimento aos pacientes:

  • Alimentação: Orientar sobre a importância da redução do consumo de cafeína, do aumento do aporte de cálcio e de vitamina D3, além de reposição hormonal, quando indicada;
  • Estilo de vida: Estimular a prática de atividades físicas regulares, redução do consumo de álcool e interromper o tabagismo, sempre que possível.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades