Dor renal grave: adição de cetamina à morfina é eficaz?

O uso de analgésicos eficazes, como AINE, opioides ou combinação de fármacos (anti-inflamatórios e antiespasmódicos), desempenha um papel essencial no tratamento da dor renal.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O cálculo renal ou urolitíase é uma doença muito comum, que desenvolve-se quando o sal e as substâncias minerais contidas na urina formam cristais, os quais aderem-se uns aos outros crescendo em tamanho. As cólicas renais podem ser desenvolvidas por diferentes causas, incluindo obstrução do fluxo urinário ou aumento da pressão nas paredes do trato urinário.

O uso de analgésicos eficazes, como anti-inflamatórios não esteroides, opioides ou combinação de fármacos (anti-inflamatórios e antiespasmódicos), desempenha um papel essencial no tratamento desta condição.

Um número limitado de estudos foi realizado sobre os efeitos da dose baixa de cetamina com morfina para o tratamento da cólica renal.

Recentemente, foi publicado no American Journal of Emergency Medicine um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, que comparou o efeito da morfina e placebo com morfina e baixa dose de cetamina no tratamento de pacientes com cólica renal que foram encaminhados ao departamento de emergência. Este estudo mostrou que a adição de cetamina na dose de 0,15 mg/kg reduziu a dor e a necessidade de morfina dos pacientes.

Para o estudo, foram incluídos os pacientes que apresentaram gravidade da dor de pelo menos 6 de 10 na escala visual analógica. Estes foram, então, divididos em dois grupos: 1) morfina 0,1 mg/kg e placebo (grupo MP); e 2) morfina 0,1 mg/kg e cetamina 0,15 mg/kg (grupo MC). A dor dos pacientes foi avaliada em 10, 30, 60, 90 e 120 min após a injeção.

Veja também: ‘Pacientes com doença renal crônica têm maior risco de infecções’

No total, 106 pacientes foram avaliados, sendo 71 homens e 35 mulheres. A média de idade foi de 40,92 anos. Entre os grupos analisados, a média de idade dos pacientes foi semelhante (49,42 e 51,58 anos no grupo MP e grupo MC, respectivamente, p=0,7).

Na linha de base, a média do índice de dor foi de 7,9 pontos em ambos os grupos. Em 120 minutos, a média do índice de dor foi < 1 ponto em ambos os grupos. No entanto, aos 10 e 30 minutos, o grupo com cetamina (MC) apresentou uma média de índice de dor significativamente menor do que o grupo placebo (MP) (4,6 versus 6,0 em 10 minutos; 3,7 versus 4,8 em 30 minutos) e necessitou de menos doses adicionais de morfina (10 versus 26).

Náuseas, vômitos, depressão respiratória e hipotensão foram significativamente mais frequentes em pacientes do grupo MP.

Dado que a combinação de morfina com baixas doses de cetamina em pacientes com cólica renal causam maior redução da dor e do consumo de morfina, essa combinação é sugerida como um tratamento alternativo que pode ser utilizado em pacientes com cólica renal.

E mais: ‘Como interpretar níveis de troponina em paciente com disfunção renal?’

Revisado por:

Referências:

  • Abbasi S, et al, Can low-dose of ketamine reduce the need for morphine in renal colic? A double-blind randomized clinical trial, American Journal of Emergency Medicine (2017), http://dx.doi.org/10.1016/j.ajem.2017.08.026
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags