Dormir demais está associado com maior risco de demência

Estudos têm relatado associações entre a duração do sono e o risco de demência. No entanto, não está claro se a duração anormal do sono é um fator de risco.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Alguns estudos têm relatado associações entre a duração do sono e o risco aumentado de demência. No entanto, não está claro se a duração anormal do sono é um fator de risco ou um marcador precoce para neurodegeneração.

Em um novo estudo publicado na Neurology, pesquisadores fizeram uma análise das horas totais de sono auto-relatadas no Framingham Heart Study (n = 2.457, idade média de 72 ± 6 anos, 57% mulheres) e sua relação com o risco de demência incidente ao longo de 10 anos, ao volume cerebral total e ao desempenho cognitivo.

O tempo de sono foi definido como: 6 horas (curto), 6-9 horas (referência), e > 9 horas (longo).

pessoa coberta dormindo no sofá

Duração do sono e demência

Os pesquisadores observaram 234 casos de demência por todas as causas em 10 anos de follow-up. Em análises multivariáveis, a duração prolongada do sono foi associada a um risco aumentado de demência incidente (hazard ratio [HR] 2,01; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,24-3,26). Esses resultados foram encontrados em pessoas com comprometimento cognitivo leve basal ([HR] 2,83; [IC] 95%: 1,06-7,55) e pessoas sem grau de ensino médio ([HR] 6,05; [IC] 95%: 3,00-12,18).

Dormir por > 9 horas durante um período médio de 13 anos foi associado a um risco aumentado de demência por todas as causas ([HR] 2,43; IC 95%: 1,44-4,11) e Alzheimer ([HR] 2.20; [IC] 95%: 1,17–4,13). Relativamente ao período de 6 a 9 horas de sono, a duração prolongada do sono também foi associada transversalmente com volume cerebral menor e desempenho cognitivo mais fraco.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a duração prolongada do sono pode ser um marcador de neurodegeneração precoce e, portanto, uma ferramenta clínica útil para identificar indivíduos com maior risco.

Veja também: ‘O que o sono tem a ver com a diabetes gestacional?’

Referências:

  • Prolonged sleep duration as a marker of early neurodegeneration predicting incident dementia. Published online before print February 22, 2017, Neurology.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags