Dosagem do hormônio anti-mulleriano na fertilidade feminina: sim ou não?

Cada vez mais pacientes questionam sobre métodos para avaliação da fertilidade atual ou em potencial. Um dos queridinhos da vez é a dosagem dos níveis de hormônio anti-mulleriano (HAM). Entenda:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Considerando o aumento da idade materna na primeira gestação, cada vez mais pacientes questionam sobre métodos para avaliação da fertilidade atual ou em potencial. Um dos queridinhos da vez é a dosagem dos níveis de hormônio anti-mulleriano (HAM).

Durante a investigação e tratamento de mulheres inférteis, a dosagem do HAM tem papel importante na avaliação da reserva e seleção de protocolo de estimulação ovariana. No entanto, segundo publicação recente do ACOG, não há evidências consistentes para recomendar o uso da dosagem sérica do HAM para aconselhamento pré-concepcional em mulheres que não tem diagnóstico de infertilidade. Isso inclui mulheres em idade reprodutiva que nunca tentaram engravidar.

Leia maisDia das Mães: 5 práticas que médicos devem abolir em obstetrícia – Choosing Wisely

Um estudo prospectivo dinamarquês com 186 mulheres entre 19-35 anos, saudáveis, que interromperam o uso de contraceptivo hormonal no intuito de gestar avaliou a previsibilidade de gravidez dosando o HAM durante os próximos 6 ciclos menstruais. A probabilidade mensal de gravidez em mulheres com HAM considerado baixo (menor ou igual a 1,4ng/ml) não diferiu das pacientes com níveis normais de HAM.

Outro estudo ainda maior, com 750 mulheres entre 38 e 44 anos sem diagnóstico de infertilidade que estavam tentando engravidar não encontrou associação entre os níveis de AMH e o tempo até a gestação.

Além disso, uso da dosagem do HAM como marcador para diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, predição de abortamento ou de “ entrada” na menopausa e para avaliação da reserva ovariana em mulheres submetidas a tratamento gonadotóxico, até o presente momento, também não pareceu trazer benefícios. Por todos os motivos expostos, a dosagem do HAM  não deve ser solicitada de rotina em ginecologia.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • ACOG COMMITTEE OPINION Number 773 : The Use of Antimüllerian Hormone in Women Not Seeking Fertility Care. Abril 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.