Dose fracionada de vacina de febre amarela produz anticorpos protetores até 1 ano depois

Estudo recente publicado na New England Journal of Medicine avaliou a resposta imune elicitada pelo uso da dose fracionada da vacina de febre amarela.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Febre amarela é uma arbovirose potencialmente fatal cuja principal forma de prevenção é a vacinação. Pela recomendação atual da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma única dose é capaz de fornecer proteção duradoura por toda a vida.

Em situações de surto, em que estoques insuficientes da vacina tornam-se uma preocupação, uma estratégia para proteger a população suscetível é o fracionamento. Doses que variam de um quinto a um décimo da dose padrão já foram utilizadas, mostrando resultados favoráveis em estudos científicos. Um estudo recente publicado na New England Journal of Medicine traz mais evidências à questão ao avaliar a resposta imune elicitada pelo uso da dose fracionada em uma campanha vacinal realizada na República Democrática do Congo.

O estudo foi conduzido em 6 dos 2404 postos de vacinação montados na cidade de Kinshasa durante uma campanha de 10 dias realizada em 2016. Gestantes e crianças menores de 2 anos foram excluídas por receberem a dose plena da vacina. Amostras de sangue foram coletadas antes da administração da vacina, após 1 mês e após 1 ano da vacinação para dosagem de títulos de anticorpos neutralizantes. Aos participantes que eram soronegativos com 1 mês, foi oferecida revacinação com a dose padrão em 1 ano.

Dos 716 pacientes que retornaram para avaliação 1 mês após a vacinação, 98% foram considerados soropositivos. Ou seja, apresentaram títulos de anticorpos neutralizantes em níveis considerados protetores, sem diferença significativa entre indivíduos de idades e sexos diferentes. Dos 684 participantes que se apresentaram para avaliação após 1 ano, 97% foram soropositivos.

Leia mais:  Quais são os preditores de mortalidade em pacientes com febre amarela?

Analisando somente os indivíduos que eram soronegativos antes da vacinação da campanha, os autores encontraram 98% de soroconversão na avaliação de 1 mês, sem diferenças significativas entre estratos por idade. Entretanto, os níveis de títulos de anticorpos foram maiores nos participantes que tinham entre 13 e 49 anos do que nos outros grupos (2 – 5 anos, 6 – 12 anos e ≥ 50 anos).

A taxa de soroconversão foi maior entre os homens do que entre as mulheres de forma significativa (98% e 96% respectivamente), embora não tenham sido encontradas diferenças na média de títulos de anticorpos. Na análise após 1 ano, 96% dos participantes foram soropositivos e não houve diferença entre grupos com diferentes idades e sexo. Entretanto, a diferença nos níveis de titulação de anticorpos por idade permaneceu, com indivíduos entre 13 e 49 e os com 50 anos ou mais apresentando maior titulação.

No início do estudo, 223 participantes já apresentavam soropositividade antes de receberem a vacina. Desses, o aumento em ≥4 vezes na titulação de anticorpos foi considerado como evidência de resposta imune evocada pela vacina, o que ocorreu em 66% dos casos. A probabilidade de ter uma resposta imune com 1 mês esteve inversamente relacionada aos níveis de anticorpos basais: 95% dos participantes com títulos entre 10 e 40 apresentaram o fenômeno, enquanto o mesmo só ocorreu em 15% dos que possuíam ≥640. Não houve diferença entre homens e mulheres, mas, dentre os com ≥ 50 anos, somente 33% apresentaram resposta à vacinação, o que foi significativo em relação às outras faixas etárias. Após 1 ano, todas as 209 pessoas que completaram o estudo permaneceram soropositivos.

Os resultados encontrados apoiam o uso de doses fracionadas como estratégia em situações em que há risco de desabastecimento de vacinas considerando o tamanho da população suscetível. A proporção de indivíduos que apresentaram soroconversão foi semelhante à esperada quando se utiliza a dose padrão da vacina.

Ainda não se sabe se a persistência a longo prazo dos anticorpos é diferente entre a dose fracionada e a dose padrão, mas achados desse e de outros estudos apontam que as respostas devem ser semelhantes. No momento, as evidências apontam que o fracionamento da dose mantém a eficácia da vacina da febre amarela, favorecendo seu uso como ferramenta de prevenção em situações de surto.

 

Referências:

  • Casey, RM, Harris, JB, Ahuka-Mundeke, S, et al. Immunogenicity of Fractional-Dose Vaccina during a Yellow Fever Outbreak – Final Report. N Engl J Med 2019;381:444-54. DOI: 10.1056/NEJMoa1710430

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades