DPOC: quando é seguro descalonar o tratamento triplo?

É muito comum na prática nos confrontarmos com pacientes com DPOC sem exacerbações frequentes, mas em uso da terapia tripla.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Segundo a diretriz GOLD, a terapia tripla está indicada em pacientes com DPOC moderado-grave com exacerbações frequentes da doença (grupos C e D do GOLD). No entanto, é muito comum na prática nos confrontarmos com pacientes sem exacerbações frequentes, mas em uso da terapia tripla (beta-agonista, anticolinérgico e corticoide inalatório), em sua maioria, tratam-se de pacientes anteriormente com exacerbações frequentes cuja doença no momento está melhor controlada e não tiveram exacerbações no último ano.

Pensando na segurança em suspender a terapia tripla nestes pacientes, e mantê-los apenas com os broncodilatadores (beta-agonista e anticolinérgico de longa ação), o estudo SUNSET, publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, avaliou a segurança desta medida.

LEIA MAIS: Você sabe diagnosticar a DPOC?

medico escrevendo prescricao

DPOC: quando descalonar o tratamento?

A coorte envolveu 1.053 pacientes em tratamento triplo com DPOC moderado-grave e sem exacerbações frequentes, sendo esta população randomizada para duas condutas distintas: o grupo intervenção teve a suspensão abrupta do corticoide inalatório, sendo mantido apenas com a terapia broncodilatadora; enquanto o grupo controle manteve a terapia tripla.

Durante 26 semanas de seguimento, não houve diferença significativa na ocorrência de exacerbações entre os grupos, e observou-se apenas uma redução pouco significativa no volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1) no grupo intervenção (de 26 mL).

Na análise de subgrupos, no entanto, pacientes com eosinofilia periférica apresentaram maior risco de exacerbações após a suspensão do corticoide e maior queda na VEF1 (de 69 mL), reforçando que para esses pacientes há um benefício adicional em manter o corticoide inalatório.

Os resultados do estudo reforçam as recomendações das diretrizes de que pacientes com DPOC com até 1 exacerbação no último ano não necessitam de terapia tripla, e que é seguro a suspensão do corticoide inalatório nestes casos, exceto para pacientes com eosinofilia.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Chapman KR et al. Long-term triple therapy de-escalation to indacaterol/glycopyrronium in patients with chronic obstructive pulmonary disease (SUNSET): A randomized, double-blind, triple-dummy clinical trial. Am J Respir Crit Care Med 2018 Aug 1; 198:329 || https://doi.org/10.1164/rccm.201803-0405OC

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags