DPOC: revefenacina é aprovada para tratamento da doença respiratória

A revefenacina foi aprovada pela FDA para tratamento de manutenção de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A revefenacina (Yupelri), um antagonista muscarínico de longa duração (LAMA), foi aprovada esta semana pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para o tratamento de manutenção de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O medicamento inalatório deve ser administrado uma vez por dia, a uma dose de 175 μg (3 mL) por meio de um nebulizador. A comodidade posológica é a grande vantagem do tratamento, pois é o primeiro broncodilatador nebulizado com esta característica aprovado para a DPOC nos Estados Unidos, de acordo com comunicado dos produtores.

Leia mais: Síndrome de sobreposição Asma-DPOC é maior em países menos desenvolvidos

A revefenacina pode causar broncospasmo paradoxal. Caso isso ocorra, os pacientes devem descontinuar o uso. É importante também que estejam alertas para sinais e sintomas de glaucoma agudo de ângulo estreito (dor ou desconforto ocular, visão turva, alterações visuais, etc.). Os pacientes devem consultar um profissional de saúde imediatamente caso apresentem estes sintomas. A bula do fármaco também traz a orientação de não iniciar o Yupelri em DPOC agudizado ou para tratar sintomas agudos. Além disso, orienta usar o medicamento com cautela em pacientes com hiperplasia prostática, pois pode piorar a retenção urinária.

As reações adversas mais comuns incluem tosse, nasofaringite, infecção do trato respiratório superior, dor de cabeça e dor nas costas. Os profissionais de saúde devem evitar a administração de revefenacina com outros medicamentos anticolinérgicos. A agência americana não recomenda a administração de revefenacina ao mesmo tempo que os inibidores de OATP1B1 e OATP1B3 (rifampicina, ciclosporina, etc.), pois pode levar a um aumento na exposição do metabólito ativo.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades