Leia mais:
Leia mais:
Dia Mundial da DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Podcast da PEBMED: destaques do Chest 2021 sobre pneumologia e terapia intensiva [podcast]
Check-up Semanal: ideação suicida entre médicos, variante delta na pediatria e mais! [podcast]
Atualização sobre DPOC: o que dizem as principais diretrizes
Whitebook: DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica

DPOC: terapia tripa inalatória 1x ao dia X terapia dupla

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A terapia tripla (TT) para DPOC consiste em um corticoide (CTC) inalatório, um beta 2 agonista de longa duração (BALD) e um anti-muscarínico de longa duração (AMLD), presente nos guidelines para pacientes com DPOC sintomáticos apesar do uso de CTC + AMLD (terapia dupla 1 ou TD1) / BALD + AMLD (terapia dupla 2 ou TD2) ou para aqueles que estão em risco de exacerbações frequentes ou graves do quadro pulmonar. Um empecilho para este cenário era o fato de ter sido necessário até recentemente o uso de vários dispositivos inaladores diferentes pelo mesmo paciente, dificultando a adesão. Mas e a comparação dessa terapia tripla com as terapias duplas?

Publicado mês passado no NEJM, o IMPACT trial (duplo-cego, multicêntrico e randomizado) abordou a eficácia da terapia tripla (fluticasona + vilanterol + umeclidínio) com um inalador quando comparado às terapias duplas (fluticasona + vilanterol ou umeclidínio + vilanterol), ressaltando que foram usadas as mesmas dosagens de cada fármaco nos diferentes braços de tratamento do trial. Um total de 10.335 pacientes com mais de 40 anos de idade participaram do estudo que foi desenhado para avaliar, num período de 52 semanas e com uma dose diária de cada braço de tratamento, a taxa anual de exacerbação/descompensação moderada a grave de DPOC.

– Critérios de inclusão:

  • VEF1 < 50% do previsto ou VEF1 entre 50 a 80% do previsto + ou 2 exacerbações moderadas no ano anterior ou 1 grave;
  • Ser sintomático -> Score “CAT” de sintomas de DPOC > ou igual a 10 (0 a 40 no total);

– Exacerbação moderada: necessidade de uso de ATB ou CTC sistêmico;
– Exacerbação severa: hospitalização ou morte;
– Desfecho primário: taxa anual de exacerbação de DPOC;
– Terapia Tripla (n = 4.151) X CTC+BALD (n = 4.134) / BALD + AMLD (n = 2.010)

prescricao

Terapia tripla no DPOC

A taxa de descompensação no braço da terapia tripla foi 0.91 por ano comparado com a taxa 1.07 por ano no braço da fluticasona + vilanterol (razão de taxas TT/TD1 de 0.85 – 95% IC, 0.80 a 0.90; 15% diferença; P<0.001) e 1.21 por ano no braço do umeclidínio + vilanterol (razão de taxas TT/TD2 de 0.75; 95% IC, 0.70 a 0.81; 25% diferença; P < 0.001).

Não houve diferença significativa na taxa de efeitos adversos entre os três braços. Nos braços em que havia corticoide inalatório, a taxa de pneumonia foi um pouco maior que nos pacientes usando a TD2 (vilanterol + umeclidínio).

Conclusão

Os resultados do IMPACT trial mostram uma redução da taxa de descompensação moderada a grave dos pacientes com DPOC em uso da terapia tripla uma vez ao dia e com um único inalador.

DPOC: terapia guiada por procalcitonina é eficaz em doentes com graves exacerbações?

Autor:

Referências:

  • David A. Lipson, M.D. et al, Once-Daily Single-Inhaler Triple versus Dual. Therapy in Patients with COPD; N ENGL J MED
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. auxiliando numa opção que demanda muita experiencia

  2. Sim, porem ainda não foi lançado no Brasil. Trelegy ellipta da GSK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.