Droga intranasal para depressão mostra boa eficácia em estudos iniciais

No encontro anual da American Psychiatric Association, pesquisadores apresentaram um estudo indicando que a esketamina intranasal, junto com um antidepressivo oral, melhorou os sintomas da depressão resistente ao tratamento.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No encontro anual da American Psychiatric Association, que aconteceu na última semana em Nova York, pesquisadores apresentaram um estudo indicando que a escetamina intranasal, junto com um antidepressivo oral, melhorou os sintomas da depressão resistente ao tratamento.

Escetamina é um enantiômero derivado da cetamina, que se mostrou promissora para alívio rápido de depressão grave em estudos anteriores. No entanto, a cetamina está disponível apenas como um medicamento intravenoso; já a escetamina pode ser formulada como um medicamento intranasal.

Dois estudos de fase III foram conduzidos pelo mesmo grupo de pesquisadores:

  1. Coorte de adultos: 90 indivíduos (idades entre 18 e 65 anos) com depressão resistente ao tratamento
  2. Coorte de idosos: 70 indivíduos (70 anos ou mais) com depressão resistente ao tratamento

Em ambos estudos, os participantes foram randomizados para tratamento com escetamina intranasal + antidepressivo oral convencional ou placebo intranasal + antidepressivo oral convencional.

1) No primeiro estudo, o grupo de tratamento com escetamina intranasal mostrou uma melhora significativa na Escala de Depressão de Montgomery-Asberg (MADRS) quatro semanas após o início do tratamento em comparação com placebo intranasal (diferença de -4,0; IC de 95%: -7,31 a -0,64; p = 0,010). Aproximadamente 70% do grupo escetamina respondeu ao tratamento após quatro semanas, em comparação com 52% do grupo placebo; 52,2% do grupo escetamina alcançou a remissão versus 31% do grupo placebo quatro semanas após o tratamento.

2) O segundo estudo mostrou resultados similares na melhora na MADRS após quatro semanas com escetamina, com uma diferença de -3,6 entre os grupos (IC de 95%: -7,20 a 0,07; p = 0,029).

Em ambos estudos, os eventos adversos mais comuns incluíram náuseas, vertigens, tonturas, dores de cabeça, sonolência, visão turva, parestesia, dissociação e ansiedade, geralmente ocorrendo no dia da administração.

Mindfulness na prevenção da recaída de depressão

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades