Página Principal > Neurologia > Drogas anticolinérgicas podem aumentar risco de demência?
Drogas anticolinérgicas

Drogas anticolinérgicas podem aumentar risco de demência?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Drogas com ação anticolinérgica são indicadas para inúmeras condições como depressão, incontinência urinária e epilepsia. Os anticolinérgicos afetam a cognição, por isso, as diretrizes sugerem que eles sejam evitados em idosos frágeis e pessoas com demência. Um novo artigo do British Medical Journal (BMJ) objetivou estimar a associação entre o nível de exposição a diferentes classes de drogas anticolinérgicas e demência subsequente.

Para esse estudo de caso-controle, pesquisadores selecionaram de um banco de dados do Reino Unido 40.770 pacientes, com idade entre 65 e 99, com diagnóstico de demência entre 2006 e 2015, e 283.933 controles sem demência. Foram medidos o tempo e o nível de exposição aos medicamentos com ação anticolinérgica e o odds ratio para demência.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

Anticolinérgicos e demência

Entre 4 a 20 anos antes do diagnóstico de demência, 14.453 (35%) pacientes e 86.403 (30%) controles utilizaram, pelo menos, um anticolinérgico com alta carga (amitriptilina, paroxetina); o odds ratio foi de 1,11. O aumento da exposição a drogas altamente anticolinérgicas foi associado ao aumento do risco de demência, principalmente nos casos de antidepressivos, medicamentos antiparkinsonianas e urológicos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a associação encontrada entre algumas classes de drogas anticolinérgicas e futura incidência de demência foi robusta e estudos futuros devem focar em compreender essa relação.

Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Richardson Kathryn, Fox Chris, Maidment Ian, Steel Nicholas, Loke Yoon K, Arthur Antony et al. Anticholinergic drugs and risk of dementia: case-control study BMJ 2018; 361 :k1315

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.