Leia mais:
Leia mais:
O uso de antipsicóticos em crianças reduziu nos Estados Unidos
Antidepressivos podem interferir na perda de peso?
Você sabe como escolher um antipsicótico?
Uso de antipsicóticos na agitação em pacientes demenciados
Haloperidol x antipsicóticos atípicos e risco de morte em pacientes com IAM

Drogas antipsicóticas são seguras durante a gravidez?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nos últimos 10 anos, o uso de drogas antipsicóticas durante a gravidez dobrou, mesmo com relatos conflitantes sobre os seus riscos. Um novo estudo americano analisou dados da última década para responder a pergunta de muitos médicos e pacientes: “esses medicamentos são seguros durante a gravidez?”.

500x120

Usando registros de 2000 a 2010 do Medicaid, programa americano de saúde social, sobre 1.36 milhões de grávidas (média de idade: 24 anos), investigadores compararam informações de mulheres que, durante o primeiro trimestre, tinham utilizado uma ou mais drogas antipsicóticas atípicas ou típicas com mulheres que não tinham tomado nenhum antipsicótico.

Após o ajuste das variáveis, eles chegaram a conclusão de que nem drogas típicas nem atípicas foram associadas com riscos significativamente elevados para malformações congênitas ou cardíacas.

Especificamente, o uso de risperidona, medicamento muito usado no tratamento de esquizofrenia, mostrou risco elevado para qualquer malformação (risco relativo: 1,26; intervalo de confiança de 95%,: 1,02 – 1,56), mas não para malformações cardíacas.

250-BANNER5

Mais sobre cuidados na gravidez:

– Bebês expostos a paracetamol no útero podem ter problemas comportamentais
– Recomendações para cuidar de pacientes com hiperêmese gravídica
– Zika afetará número de nascimentos no Brasil?
– Vacinação contra influenza protege mãe e recém nascido
– 7 dicas para ter um bebê durante a Residência Médica

De acordo com os pesquisadores, a análise envolveu apenas dados do primeiro trimestre, pois a organogênese é concluída durante este período.

No entanto, é importante lembrar que outros eventos de desenvolvimento continuam durante toda a gravidez, e alguns resultados adversos têm sido associados à exposição a antipsicóticos após o primeiro trimestre (por exemplo, hipertensão pulmonar).

Além disso, o metabolismo de drogas pode alterar os efeitos terapêuticos e adversos durante a gravidez. Por isso, os médicos devem interpretar esses resultados complexos e pesar, junto com o paciente, os riscos de não tratar a doença mental grave contra eventuais riscos relacionados com à medicação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.