Leia mais:
Leia mais:
Cardiopapers: quando pensar em miocardiopatia periparto? [vídeo]
Check-up semanal: azitromicina na bronquiolite, tromboflebite superficial e mais [podcast]
Duração do sulfato de magnésio pós-parto para a prevenção da eclâmpsia
AAP 2021: saúde mental pós-parto e desenvolvimento infantil durante a pandemia 
Mulheres obesas enfrentam mais riscos de hemorragia pós-parto

Duração do sulfato de magnésio pós-parto para a prevenção da eclâmpsia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A pré-eclâmpsia acomete em média 2 a 8% de todas as gestações, podendo significar altas taxas de morbimortalidade materna e complicações neonatais. Eclâmpsia, definida como a complicação com convulsões em associação com pré-eclâmpsia, ocorre em torno de 2 a 3% das mulheres com pré-eclâmpsia. O uso de sulfato de magnésio revolucionou a obstetrícia reduzindo os eventos eclâmpticos e a mortalidade geral.

sulfato de magnésio

Estudo

O trial MAGPIE (MAGnesium sulphate for Prevention of Eclampsia) publicado no Lancet em 2002 randomizou mulheres para estudar as vias EV e IM no tratamento e prevenção das convulsões eclâmpticas. Após a dose de ataque mantém-se o esquema escolhido por 24 horas após o parto. Os resultados foram extrapolados internacionalmente e mantidos sem discussão de possíveis alternativas de duração menores na tentativa de mitigar efeitos colaterais do sulfato de magnésio. Vários estudos menores e de pouco impacto têm sugerido durações menores de administração pós parto e prevenção de desfechos ruins.

Um novo capítulo se apresentou no último 10 de março de 2022 publicado na Obstetics & Gynecology, onde uma revisão sistemática e metanálise guiada por dois pesquisadores independentemente revisaram 3.629 artigos selecionando dez estudos para revisão final para obter as conclusões mais robustas. Alguns dados interessantes que foram comparados:

Tempo de uso de sulfato de magnésio pós-parto:

  • Seis trials comparando 12 x 24 horas.
  • Três trials comparando 6 x 24 horas.
  • Um trial comparando 8 x 24 horas.

Via de administração:

  • Sete estudos usaram via EV exclusiva.
  • Um estudo usou via IM exclusiva.
  • Dois estudos usaram as vias combinadas.

Novas crises eclâmpticas

  • Todos os estudos mostraram novas convulsões em todos os horários.

Leia também: Uso de aspirina para prevenir pré-eclâmpsia diminui morbidade fetal e materna?

Considerações

Poucos estudos avaliaram desfechos secundários de interesse como tempo de sondagem vesical (menor duração do sulfato exige menos tempo de sondagem – quatro estudos). Tempo livre para deambulação (dois estudos – menor tempo de sulfato permite ao paciente deambular precocemente). E ainda somente em um estudo houve pesquisa do desfecho morte materna (uma única morte materna ocorrendo em cada grupo). Eventos como AVC ocorrendo um episódio no grupo de 24 horas e dois episódios nos grupos de menor tempo e amaurose cortical um evento no grupo de 24 horas também.

Nesta revisão sistemática com metanálises a comparação do regime tradicional com um de duração menor que 24 horas de administração de sulfato magnésio pós-parto não mostrou aumento do risco de convulsões no pós-parto. O risco foi semelhante em ambos os grupos de 1,2% e 3,0% , respectivamente, de apresentarem crise convulsiva nos grupos menos de 24 horas e no grupo de 24 horas de medicação.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Okonkwo M, Nash CM. Duration of Postpartum Magnesium Sulphate for the Prevention of Eclampsia: A Systematic Review and Meta-analysis. Obstet Gynecol. 2022 Mar 10. doi: 10.1097/AOG.0000000000004720. Epub ahead of print. PMID: 35271534.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.