E afinal, quem deve receber a vacina da dengue?

Dengue, a arbovirose mais importante da atualidade que acomete seres humanos, recebeu um reforço terapêutico recente para o combate das formas graves da doença, a vacina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dengue, a arbovirose mais importante da atualidade que acomete seres humanos, recebeu um reforço terapêutico recente para o combate das formas graves da doença, a vacina. A doença, causada pelo vírus da dengue, da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, é transmitida pelo mosquito do gênero Aedes, amplamente distribuído em áreas geográficas tropicais e subtropicais no mundo. A incidência aproximada é de 390 milhões de casos por ano, e acima de 2,5 bilhões de indivíduos sob o risco de infecção.

O vírus da dengue consiste em partículas pequenas, envelopadas, com genoma composto por RNA fita simples de polaridade positiva, e apresenta sorotipos 1 a 4. A infecção com um dos quatro sorotipos (infecção primária) geralmente induz a imunidade de longa duração para o mesmo sorotipo. Por outro lado, a imunidade para outros sorotipos é transitória, e os indivíduos podem apresentar novas infecções pelos outros sorotipos (infecção secundária).

A gravidade da doença, caracterizada pela dengue hemorrágica e síndrome do choque pela dengue, é sugerida como diretamente associada à resposta imune cruzada exacerbada na infecção secundária, mediada por linfócitos T, imunocomplexos e ativação de complemento. Outros fatores também estão diretamente relacionados à gravidade da dengue, são eles:

  • Fatores virais – o sorotipo 2 está relacionado com maior risco de dengue hemorrágica. Porém, verifica-se que as formas graves se manifestam na infecção com variantes genotípicos “virulentos” dentro de cada sorotipo.
  • Exposição prévia a dengue – a infecção secundária predispões às formas graves da doença.
  • Idade – menor risco de formas graves em > 11 anos, e maior entre 6 a 12 meses de idade.
  • Status nutricional – há menor predisposição às formas graves em desnutridos.
  • Fatores genéticos – brancos, tipos específicos de HLA, grupo sanguíneo e polimorfismo de genes para TNF-alfa, vitamina D, DC-SIGN e FC gama IIa estão mais relacionados com as formas graves.

Mais do autor: ‘Terapia com fagos – é possível no combate à resistência a antibióticos?’

Com a observação de que há associação entre a exposição prévia ao vírus da dengue e ao maior risco de doença grave na infecção secundária, e o reconhecimento de que qualquer sorotipo pode levar à dengue hemorrágica e choque, o racional das pesquisas para uma vacina ideal para dengue envolve a indução de uma imunidade tetravalente e de longa duração.

Uma vacina recombinada e atenuada para a prevenção da dengue, denominada CYD-TDV (Dengvaxia, fabricada pelo laboratório Sanofi-Aventis), foi licenciada em alguns países em da América Latina, inclusive no Brasil, e Sudeste Asiático, onde a doença é endêmica. Essa vacina consiste em uma formulação quimérica composta por proteínas da pré-membrana e envelope dos quatro sorotipos da dengue, substituindo as mesmas proteínas do vírus da febre amarela 17D na vacina originalmente para essa última doença.

O licenciamento foi baseado em resultados benéficos observados em ensaios clínicos em fase II e III em diversos países, especialmente em indivíduos previamente expostos ao vírus da dengue. A vacina, por si só, não induz ao aparecimento da doença de forma espontânea nem as formas graves. No entanto, não se recomenda a administração em indivíduos soronegativos devido ao elevado risco de efeitos adversos graves.

Esses efeitos adversos incluem a exacerbação da doença, com aumento de casos de doenças graves e hospitalização. A exposição prévia pode ser diagnosticada por sorologia para dengue. Em novembro de 2017, o fabricante da vacina, o laboratório Sanofi-Aventis, atualizou a bula reforçando a não indicação da vacinação àqueles nunca expostos ao vírus da dengue.

Portanto, no Brasil, a vacina para prevenção da dengue é recomendada somente para indivíduos de 9 aos 45 anos de idade residentes em áreas endêmicas que já foram previamente expostos ao vírus da dengue de qualquer sorotipo. São administradas 3 doses (0,5 mL) intramuscular em intervalos de 6 meses. Os valores aproximados estão em torno de R$130 a 140,00 por dose, não incluindo os custos de serviços e armazenamento.

A vacina recebeu aprovação no país em dezembro de 2015 e não está disponível pelo Programa Nacional de Imunizações. A vacina é contra-indicada para indivíduos com histórico de alergia, gestantes ou amamentação, e deficiência imunológica congênita ou adquirida, incluindo portadores de neoplasias tipo leucemia e linfoma, HIV, uso de imunossupressores em doses elevadas.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags