É possível tratar um CDI infectado sem retirá-lo?

Quando ocorrem infecções do Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), recomenda-se a remoção completa do dispositivo, o que nem sempre é possível. Nesses casos, o paciente é tratado com terapia antimicrobiana crônica. Mas esse é um método eficaz? Para investigar a questão, pesquisadores da Mayo Clinic realizaram um estudo retrospectivo de 660 casos de CDI infectado, de 2005 …

Quando ocorrem infecções do Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), recomenda-se a remoção completa do dispositivo, o que nem sempre é possível. Nesses casos, o paciente é tratado com terapia antimicrobiana crônica. Mas esse é um método eficaz?

Para investigar a questão, pesquisadores da Mayo Clinic realizaram um estudo retrospectivo de 660 casos de CDI infectado, de 2005 a 2015, usando registros de saúde eletrônicos e uma base de dados institucional. Foram identificados 48 casos com prescrição de terapia antimicrobiana crônica. Os desfechos primários analisados foram recidiva da infecção e sobrevida.

Dados do estudo:

– A idade média dos participantes foi de 78 anos
– 73% eram do sexo masculino
– O índice médio de comorbidade de Charlson foi de 4
– Patógenos comuns foram Estafilococos coagulase-negativa (21%) e Staphylococcus aureus sensível à meticilina (19%)

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Quarenta pacientes (83%) mantiveram seus dispositivos por causa de comorbidades ou alto risco cirúrgico; cinco (10%) recusaram a remoção do dispositivo. Embora 44 pacientes (92%) tenham sobrevivido à internação inicial, a sobrevivência estimada em 1 ano foi de apenas 50% e a sobrevivência mediana estimada foi de 1,4 anos. No final do período de estudo de 10 anos, 34 (71%) dos pacientes morreram e oito dessas mortes foram atribuídas à infecção do CDI.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a terapia antimicrobiana crônica é uma opção razoável em pacientes que não são candidatos à remoção completa do dispositivo, para a tentativa de cura da infecção. No entanto, a mortalidade é alta e reflete altas taxas de comorbidades.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades