Pediatria

EAP 2021: confira os principais destaques do congresso europeu de pediatria

Tempo de leitura: 4 min.

Nos dias 22 a 25 de abril, aconteceu, de forma online, o congresso da European Academy of Paediatrics (EAP 2021). Fizemos a cobertura aqui no Portal PEBMED. Confira os principais temas abordados!

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

EAP 2021

O diabetes mellitus tipo 1 é comum em pediatria e sua identificação oportuna diminui a ocorrência de formas graves de apresentação, como a cetoacidose diabética. Durante o evento, foi apresentado um estudo que avaliou se o diagnóstico de DM1 e de suas complicações agudas mudaram durante a fase inicial da pandemia de Covid-19. Veja os resultados aqui.

Muitas crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são tratados com medicamentos estimulantes e não estimulantes, que podem estar associados a efeitos cardiovasculares. Esses efeitos devem ser monitorados, segundo as diretrizes NICE. Um estudo, apresentado no congresso, porém, mostrou que nem sempre é o que acontece na prática. Confira os detalhes.

Em outra palestra, pesquisadores apresentaram os resultados de um estudo marroquino que buscou entender o conhecimento, as atitudes e as práticas dos pais frente a uma criança febril. Os dados apontam para a necessidade de uma campanha de saúde pública em grande escala que possa orientar melhor a população. Saiba mais aqui.

O mau funcionamento da vesícula biliar pode estar associado à doença celíaca em crianças, ocasionando sintomatologia, como dor no quadrante superior direito do abdome. No entanto, uma alteração na vesícula pode também ser um achado incidental na ultrassonografia de rotina. O estudo apresentado em sessão do EAP buscou entender se há uma relação direta. Confira.

Uma outra palestra buscou avaliar a prevalência de síndrome de abstinência neonatal (SAN) e seu impacto e morbidade em neonatos. A SAN é uma complicação frequente em neonatologia e resulta da interrupção repentina da exposição fetal a drogas para as quais a mãe desenvolveu dependência. Veja o texto aqui.

Pediatras de Porto, Portugal, apresentaram os resultados de um estudo desenvolvido para avaliar impacto que a pandemia de Covid-19 teve no acompanhamento de pacientes pediátricos ambulatoriais. Como a Covid-19 exigiu um distanciamento social e o uso maior de telemedicina, os pesquisadores buscaram entender se a migração para o atendimento online foi efetiva. Veja os resultados aqui.

Em um dos pôsteres apresentados, pesquisadores do departamento de Pediatria do Sahloul University Hospital em Sousse, Tunísia, abordaram o tema desordem endócrina no craniofaringioma infantil. O craniofaringioma é um tumor congênito benigno, mas grave devido à sua posição próxima às estruturas anatômicas vizinhas. Saiba mais aqui.

Em outra sessão, a Dra Zorica Zivkovic, pediatra e professora de pediatria do Children’s Hospital for Lung Diseases and Tuberculosis, em Belgrado, Sérvia, apresentou um estudo que buscou entender o papel dos probióticos na dermatite atópica, desordem inflamatória cutânea mais comum na infância. Confira aqui.

Relatos de casos

Durante o congresso EAP 2021, alguns casos interessantes também foram apresentados. Veja os principais.

A síndrome hiperosmolar hiperglicêmica é uma complicação metabólica aguda do diabetes mellitus com risco de vida e tem ocorrido com mais frequência na faixa etária pediátrica do que antigamente, e é importante que ela seja diferenciada da cetoacidose diabética. Pesquisadores do Reino Unido apresentaram no evento o caso de uma adolescente de 14 anos com história de uma semana de poliúria e letargia (pior progressivamente). Veja mais no texto.

Durante o congresso, ainda foi apresentado um caso ocorrido em Doha, Qatar, de um lactente de três meses com quadro de estridor e déficit de crescimento causados por um cisto valecular. Ao exame, o bebê encontrava-se com importante de déficit de crescimento, história de engasgos repetidos com a alimentação e apresentava estridor inspiratório associado a cianose. Confira mais do caso.

Outro caso interessante foi o de uma menina de 11 anos com quadro de febre, mialgia e cefaleia, seguidos de torcicolo. Dois dias antes, ela havia sido mordida por um de seus ratos de estimação. A investigação diagnóstica confirmou meningite por leptospirose. Veja o caso completo aqui.

Por fim, outro destaque foi o caso de uma menina de 10 anos que deu entrada na emergência com história de 37 dias de dor cervical de início súbito e lateralização do pescoço para a esquerda. A paciente tinha um relato de perda de 7 anos de acompanhamento genético, devido a um fenótipo longilíneo, hiperfrouxidão ligamentar, palato ogival e afinamento capilar. Confira o caso clínico.

Compartilhar
Publicado por
Clara Barreto
Tags: EAP 2021

Posts recentes

Uso dos antídotos dos novos anticoagulantes em pacientes com sangramento grave

O manejo do sangramento por anticoagulantes consiste de tratamento de suporte, uso de pró-coagulantes e…

2 horas atrás

Síndrome do Intestino Irritável: causas e sintomas [podcast]

Neste episódio, a Dra. Mariane Sávio, especialista em Coloproctologia e conteudista do Whitebook, falará sobre…

2 horas atrás

Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

A Anvisa emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré…

4 horas atrás

Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

O tabagismo materno, sem dúvidas, é uma causa relevante e evitável de efeitos adversos na…

5 horas atrás

Hipertensão em adolescentes com doença renal crônica: usar definição de adultos ou de crianças?

Foi conduzida uma análise retrospectiva do “Estudo de Coorte de Doença Renal Crônica em Crianças”…

5 horas atrás

Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos

O anestesiologista precisa estar familiarizado com as melhores práticas atuais no manejo perioperatório de pacientes…

6 horas atrás