EAP 2021: diabetes mellitus tipo 1 em crianças em tempos de Covid-19

O estudo teve como objetivo avaliar se o diagnóstico de diabetes tipo 1 e de suas complicações em crianças mudaram durante pandemia.

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é comum em pediatria e sua identificação oportuna diminui a ocorrência de formas graves de apresentação, como a cetoacidose diabética (CAD). Com o objetivo de avaliar se o diagnóstico de DM1 e de suas complicações agudas mudaram durante a fase inicial da pandemia de Covid-19, Guimarães e colaboradoras realizaram o estudo “Type 1 Diabetes in Children in Times of Covid-19 Pandemic”.

Os resultados foram divulgados no European Academy of Pediatrics Congress (EAP 2021).

médico utilizando caneta de medição de açúcar no sangue em criança com diabetes

Diabetes tipo 1 em crianças

As pesquisadoras realizaram um estudo retrospectivo baseado em análise de prontuários de pacientes pediátricos admitidos no departamento de emergência de um hospital português de nível 2 no primeiro semestre de 2020 e no mesmo período dos 5 anos anteriores e que tiveram diagnóstico inicial de DM1.

Os resultados encontrados mostraram que foram registrados 13 casos novos de DM1 entre janeiro e junho de 2020, 8 casos a mais que no mesmo período de 2019. A incidência foi maior em meninos (61,5%) e a mediana de idade foi de 12 anos. A maioria dos diagnósticos ocorreu no mês de maio (38,5%). Os sintomas apresentados foram: polidipsia (13), poliúria (11), emagrecimento (9), polifagia (5), noctúria (3) e alteração do estado de consciência (3).

Veja também: ENDO 2021: crianças com diabetes tipo 1 têm maior risco de complicações por Covid-19?

Dos 13 casos registrados, 53,8% apresentaram CAD e, destes, 42,8% tiveram formas graves (pH <7,1). Três pacientes tiveram que ser transferidos para uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). De todos os pacientes, 9 foram submetidos à pesquisa de PCR para SARS-CoV-2 (todos os testes foram negativos). Um paciente foi positivo para o anticorpo IgG SARS-CoV-2. Observando os cinco anos anteriores, no mesmo período, o número total de novos diagnósticos foi menor do que em 2020 (mediana de 5 em meio ano) e as apresentações foram menos graves (mediana de 1 CAD em meio ano).

Conclusões

As autoras concluíram que o surgimento da pandemia de Covid-19 teve um impacto importante no comportamento das famílias, pois elas procuraram menos os setores de emergência pediátrica e isso pode estar associado a uma maior incidência de CAD no momento do diagnóstico.

Além disso, o estudo sugere que a própria Covid-19 pode atuar como um gatilho responsável por mais casos de DM1 em comparação com os quadros diagnosticados nos últimos cinco anos.

Veja mais do congresso:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.