EAP 2021: leptospirose grave em criança de 11 anos, causada por rato de estimação

A leptospirose é uma infecção bacteriana que pode causar sintomas inespecíficos. Veja o caso da infecção causada por um rato de estimação.

A leptospirose é uma infecção bacteriana que pode causar vários sintomas inespecíficos, como febre, mialgia, cefaleia e dor abdominal. A transmissão da doença pode ocorrer por ratos ou águas superficiais infectadas por esses roedores.

Em 2019, a Holanda registrou um número recorde de casos de leptospirose. Infelizmente, o diagnóstico costuma ser tardio e nem sempre considerado devido à apresentação clínica variável da doença. Além disso, não existem regras ou certificados de qualidade relativos à prevenção de doenças para criadores de ratos de estimação.

rato de estimação comendo frutinha, contaminado com leptospirose

Caso de leptospirose

Os pesquisadores holandeses Kraijenhoff e colaboradores apresentaram, no European Academy of Pediatrics Congress (EAP 2021) , o caso de uma menina de 11 anos com quadro de febre, mialgia e cefaleia, seguidos de torcicolo. Dois dias antes, ela havia sido mordida por um de seus ratos de estimação.

A investigação diagnóstica confirmou meningite por leptospirose, sendo a paciente tratada com ceftriaxona intravenosa por sete dias. Foi descoberto que seus ratos de estimação estavam infectados com leptospirose. O criador de ratos também desenvolveu sintomas e também foi tratado com antibióticos. Os ratos foram sacrificados.

Conclusões

O objetivo desse relato foi chamar a atenção para que o diagnóstico de leptospirose seja sempre considerado em pacientes com sintomas inespecíficos inexplicáveis ​​combinados com exposição a ratos. Ademais, é necessária uma maior conscientização sobre as zoonoses tanto entre os profissionais de saúde quanto entre criadores de animais.

No Brasil, a leptospirose é uma doença que consta na lista dos agravos de notificação compulsória imediata, isto é, sua notificação deve ser realizada em até 24 horas.

Veja mais do congresso:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.